Com a previsão de redução do crescimento econômico nacional, algumas famílias brasileiras percebem a eminente necessidade de modificar seus hábitos de consumo. Todos terão de gastar menos com bens e serviços não essenciais para evitar o endividamento sem precisar abrir mão de projetos de longo prazo.
Uma das principais estratégias para aqueles que já estão endividados é quitar suas dívidas enquanto a economia não está em crise. Conversas em casa para se discutir o planejamento financeiro da família com os filhos não só ajudam a diminuir os gastos, mas também apresentam problemas reais aos filhos ainda cedo, de modo que tenham mais tempo para se preparar para isso. Montar uma pequena reserva financeira também é uma ótima ideia para garantir a estabilidade da família perante uma eventual crise econômica.
Visto que também é de interesse do governo que os brasileiros não fiquem inadimplentes, é muito bom que diversos Procons alertem aos consumidores para não caírem nas armadilhas do crédito fácil. Empréstimos pré-aprovados, por exemplo, aproveitam-se de impulsos estimulados pela propaganda e são um dos principais responsáveis pelo endividamento. É fundamental cuidar para que os apelos pelo consumo não falem mais alto que o bom senso e levem famílias inteiras à inadimplência.
Percebe-se(,) assim(,) que, mesmo em situação econômica desfavorável, muitas muitos indivíduos podem manter sua estabilidade financeira contanto que não endividem-se com programas de crédito a longo prazo e resistam às armadilhas da sociedade do consumo. Além disso, é até possível aproveitar a situação para ensinar alguns conceitos de economia e finanças pessoais aos mais jovens.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |