UM OLHAR DIAGNÓSTICO: O - Banco de redações


Violência contra a criança: o caso Nardoni

Enviada em: 22/04/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

" Inocência " retrataria até um passado próximo o período in-fantil. Atualmente esse conceito distorceu-se e deu lugar a uma do-ença que parece atingir o cerne de uma sociedade: o " cancer fa-míliar ". Pais matando filhos, pedofilia e exploração sexual, mos-tram uma visão maculada de uma sociedade se desintegrando.

Assim como uma neoplasia maligna os maltratos às crianças tem se proliferado pelo mundo. O tão temido câncer tem evoluido do patamar de patologia animal para uma doença social. Isso por-que os valores sociais do homem estão sendo deixados de lado e a família como célula fundamental de uma sociedade vem se corrom-pendo.

A confirmação desse diagnóstico pode ser exemplificado pelo assassinato de Isabella Nardoni. Sabendo que o propagar de uma família está alicerçado nos filhos, ou seja, nas crianças é inconcebí-vel pensar-se num fato como o citado acima. O que ocorre é que os conceitos de infidelidade e fragmentação familiar tem sido para a " célula da sociedade " como os raios solares são para a pele a e-les super-exposta.Pais expostos a esses " fatores de risco", que são transmitidos até pela própria mídia, que apoia o divórcio e o casar-se até que se ache o par perfeito, desenvolvem essa patologia social e são capazes de gerar essas desgraças para a sociedade: pedofilia, assassinato de jovens inocentes e etc.

A proteção aos direitos da criança não existirá se não funda-mentada numa boa estrutura familiar.Para que isso ocorra a socie-dade deve procurar arraigar seus valores novamente em conceitos antigos de fidelidade e amor entre o casal; pai e mãe, filhos e família.

Portanto necessita-se tratar esse câncer com a radioterapia do zelo aos príncípios familiares para se extinguir essa ameaça social.

Comentários do corretor


MESMO COM ESSES TRANSTORNOS, A CRIANÇA DEIXA DE SER INOCENTE? ARGUMENTO MELHOR SUA IDEIA.

APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULA

NÃO ESCREVA TODO O TÍTULO EM CAIXA ALTA

EXEMPLIFIQUE

CUIDADO COM OS TERMOS UTILIZADOS

ERROS DE DIGITAÇÃO


COMENTÁRIO:
Seu texto está bem escrito. As metáforas utilizadas enriqueceram a sua produção. Continue neste caminho. Cuidado apenas com as ideias extremistas, comprove o que está afirmando com exemplos. E não se prenda às soluções românticas ou idealizadas.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente