Um país, no que se refere a finanças, pode ser considerado como uma grande família, (.) o orçamento é limitado e há despesas e receitas, (;) quando aquela é maior que esta, a saída é cortar gastos. Com o PIB – todas as riquezas que uma nação produz – retrativo, a ordem do Planalto é economizar(,) a fim de que seja possível equilibrar as contas. O cenário* das famílias, pessoas físicas, não é diferente: renda estagnada, inflação perto da casa dos dois dígitos e o desemprego crescente impõe a elas a necessidade de economizar.
Neste cenário*, pequenas medidas fazem toda a diferença. O brasileiro pratica em demasia o lamentável hábito do desperdício. Diariamente, toneladas de alimentos que poderiam ser usados para consumo são descartados, torneiras jorram água para realizar qualquer atividade, como se ela fosse um bem infindável e barato, (;) luzes acesas enquanto ainda é dia, juros de bancos que pagam duas vezes o valor da dívida. A lista é meramente exemplificativa, são atitudes que(,) se evitadas(,) poderiam trazer uma significativa economia.
A pedra no sapato de grande parte da população são as instituições financeiras. Lamentavelmente no Brasil é permitido a cobrança de uma taxa de juros astronômica, de modo que nem na pior crise aquelas teriam lucros irrisórios. Portanto, evitar o uso do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e tudo o que elas oferecem é uma forma de começar a organizar, ou pelo menos não perder. o controle da situação. Se, ainda assim, for necessário utilizar tais créditos, deve-se pesquisar onde se assumirá tal compromisso, uma vez que as taxas de juros entre instituições financeiras variam consideravelmente.
Qualquer iniciativa é válida, se há crianças na família é necessário considerar a trocar da escola privada pela pública, (;) no lazer, incentivar atividades ao ar livre e brincadeiras que estimulem a criatividade. Plantar hortaliças e árvores frutíferas, além de mais saudável, reduz a conta final da feira. A regra é não tolerar nenhum tipo de desperdício e economizar tanto quanto possível.
Essas medidas ultrapassam o pensamento da economia em tempos de crise, são também, sem dúvida, atos de pensamento em pró prol da coletividade* que atenuarão o efeito daquela e trará benefícios a toda a coletividade*.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em um curto intervalo no texto. Opte por sinônimos.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |