Crise: grave desequilíbrio conjuntural entre a produção e o consumo, acarretando aumento, dos preços da moeda, do desemprego ou/e ondas de falência. É está a definição do que realmente passamos, atualmente? Onde começou e aonde nos levará? Como encarar esse problema iminente, dentro de casa?
Os brasileiros tornaram-se alvos de altos impostos, inflações, e crises econômicas e políticas, associando tais fatores associados à a uma crise (que se sucede) na qual em nosso país se sucede. Como a deficiência nos bolsos das famílias, esta tem diversas causas, mas também há as pricinpais. Acredita-se que tudo começou a partir de outras crises mundiais e nacionais, como: os ativos estrangeiros perdendo seu valor no mercado mundial; aumento de tarifas feitas por essas mesmas empresas por não conquistarem mercado fora do Brasil; com o aumento das tarifas, há a diminuição de ofertas, principalmente em montadoras; e a diminuição no crescimento econômico, ou seja, a ameaçadora recessão.
Por conta do materialismo, não apenas o indivíduo em si sofre com a monstruosa crise, mas a principal afetada é (a) instituição da família, por conter maior porcentagem de trabalhadores. Assim, este grupo social dispõe de problemas financeiros, emocionais e sociais, onde pois não poder pagar determinado objeto se torna motivo de descaso entre as famílias que podem, provocando abalos emocionais dentro da mesma.
Dentre as família, as da classe C, são as principais afetadas(,) pondo em risco seu crescimento econômico, adquirido nas últimas décadas. Como um efeito dominó, a crise incentiva o "empobrecimento" desta classe, e esta(,) estando como emergente entre as demais, intensifica mais ainda a crise.
Estamos no auge dos últimos 25 anos*, onde não prestar atenção nas contas, controlar as dispesas despesas, pesquisar pelos melhores preços e ajudar de qualquer maneira nas contas dentro de casa, se tornam um perigo ainda mais iminente para cada cidadão ou família.
Comentários do corretor
* No auge em que sentido? Raciocínio incompleto.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e de advérbios e conjunções.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos em que o raciocínio precisa ser desenvolvido de forma mais clara e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |