Diante do atual cenário econômico do país, a população brasileira foi obrigada a ‘’frear’’ os gastos, para(,) assim, conseguir manter o mínimo de qualidade de vida. O desemprego, a alta da inflação e o caos na política foi o que contribuiu para que o Brasil entrasse nessa grande crise econômica.
Depois de anos de crescimento econômico, o país vem desacelerando, e(,) com isso, mudando a vida de milhares de brasileiros. O governo afirma que tudo está sob controle, mas o alto índice de desemprego e a alta na inflação mostram o oposto. No terceiro trimestre de 2015, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego chegou a 8,6%, ou seja, mais de 8,6 milhões de pessoas no Brasil sem uma renda fixa.
Com o alto índice de desemprego e alta da inflação, famílias são obrigadas a cortar muitos gastos. O dinheiro que no final do mês sobrava para que futuramente pudessem realizar algum sonho, hoje não existe mais. Uma das soluções encontradas por muitos chefes de família foi pesquisar muito antes de comprar algumas coisas, além de economizar com gastos em contas de luz, água, gás e alimentação. Baladas, shopping, barzinhos, ficou ficaram em segundo plano, pois a situação financeira não está favorável para esse tipo de coisa.
Com isso, para que o país retorne ao crescimento econômico e(,) consequentemente(,) comece a melhorar a vida da população, são necessárias algumas mudanças, como por exemplo, o controle da expansão dos gastos públicos, diminuição da inflação, reforma na política nacional, além(,) é claro, de criar da criação* de novas oportunidades de emprego.
Comentários do corretor
* Observe que em toda a frase você optou pela substantivação de verbos para enumerar as mudanças necessárias. Mantenha essa unidade.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |