Caso Nardoni: descaso familiar - Banco de redações


Violência contra a criança: o caso Nardoni

Enviada em: 22/04/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em março de 2008 o Brasil foi bombardedo com o caso Nardoni, acontecimento que chocou a sociedade pela tamanha brutalidade contra um ser indefeso, oriundo por pessoas de laços familiares.

Torna-se cada vez mais corriqueiro os casos de violências contra crianças, como o da menina Isabela. Caso que veio a se tornar conhecido nacionalmente, despertando revolta na sociedade pelo fato dos acusados serem o próprio pai e madastra da vítima, pessoas que deveriam desempenhar um papel de amparo e cuidado à criança.

Contudo, percebe-se uma tamanha frieza e mosntruosidade por parte dos acusados. Sentimentos que nos leva a nos questionar sobre os valores famílias. A estrutura famíliar, aos poucos, vem perdendo lugar para o sistema capitalista moderno, em que a individualidade e a ambição pelo poder se destaca.

Nessa nova verssão familiar comportamentos afetivos, como o simples pedido da benção entra em desuso, dando espaço a atitudes agressivas e imorais. Os acontecimentos de violência familiar, envolvendo crianças, exemplificam bem as consequências dessas mudanças.

Visto a ausência desses valores como uma das problemática desse caso, é preciso que a sociedade reveja o sentido da estrutura familiar. Cuidando de suas raíses, podemos evitar possíveis danos, como o caso Nardoni: prova do descaso aos valores familiares.

Comentários do corretor


PARTA DO PRESSUPOSTO QUE O LEITOR NÃO SABE DO QUE SE TRATA

APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULA

CUIDADO COM A COESÃO. O CERTO SERIA “DESTACAM”, “PROBLEMÁTICAS”

“VERSÃO”;”RAÍZES”


COMENTÁRIO:
Seu texto não apresenta grandes problemas quanto à estrutura. Entretanto suas ideias caíram no senso comum. Ao expor a problemática, desenvolva argumentos rígidos e convincentes. Você é capaz de fazer uma produção mais crítica e persuasiva. Continue lendo sempre! A leitura é nossa maior companheira e nos mostra um mundo cheio de ideias e contradições que nos fazem crescer como pessoa e escritores. Boa sorte!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente