Em tempos de crise econômica, a vida de todas as pessoas dentro de uma sociedade é afetada. Atualmente o Brasil passa por uma crise que ainda (está) sem perspectivas de fim. Para enfrentar os transtornos gerados, é importante a economia dentro do âmbito familiar.
Facilidade em obter cartões de crédito, cheque especial, assim como conseguir empréstimos financeiros, são fatores que levam ao endividamento de famílias. As altas taxas cobradas pelos bancos e operadoras de cartão de crédito, que geralmente são omitidas na hora de fazer o contrato, fazem com que, após contraírem dívidas, as pessoas tenham mais dificuldade em quitar seus débitos, fazendo com que a dívida cresça cada vez mais.
Para não se endividar e até mesmo não ficar com o nome com restrições financeiras nos serviços de proteção ao crédito, deve haver um diálogo entre todas as pessoas da família sobre as condições financeiras(,) a fim de fazer o controle sobre os gastos familiares, cortar os gastos que não são essenciais, assim como adotar atitudes econômicas, como economizar energia elétrica, dessa forma todos contribuirão para a saúde financeira da família.
Cidadãos mais esclarecidos acerca de como utilizar o dinheiro de forma correta, ajudam o país a enfrentar uma crise econômica da melhor forma possível. Portanto, para enfrentar a atual crise econômica e outras que posteriormente virão, é importante que desde criança as pessoas tenham uma educação financeira, para melhor empregarem seu dinheiro, e o primeiro lugar a se obter esse conhecimento é dentro da família.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão frasal e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |