O Brasil passa por um momento peculiar em sua Economia. A crise econômica que afeta todo o país deparou-se com o ajuste fiscal que o Governo utilizou para buscar um equilíbrio nas contas do Estado brasileiro. Em cosequência, altos tributos foram cobrados, cortes em benefícios e verbas, não só influenciaram na economia, mas nos lares das famílias brasileiras.
Diversas famílias que pareciam ter o controle de suas finanças, acabaram se endividando conforme os meses passavam, de 45,5% no mês de junho para 46% em julho de acordo com a pesquisa realizada pelo Banco Central neste ano. Observa-se que a qualidade de vida da população mudou nos últimos anos e(,) consequentemente(,) o poder aquisitivo e de compra, fazendo com que muitas famílias se endividassem . À A alimentação, e o transporte, ficaram mais caros(,) e sem falar no desemprego de muitas pessoas, que dentre estas, (muitas) mantiam mantinham o sustento da família.
Diante disso, muitas famílias estão priorizando os gastos realmente essenciais e deixando de lado os supérfluos, mas, mesmo fazendo tantos reajustes, o salário do mês não está cobrindo tantas despesas, acumulando(,) dentre outros, dívidas com cartão de crédito, cheques e boletos. Assim, a busca de outras soluções em meio a tanta crise, fez com que muitas famílias utilizassem de habilidades, que antes eram um momento de descontração, para ter uma renda extra e até abrir o próprio negócio.
Sendo assim, por mais que o governo busque reajustes, os produtos aumentam, a inflação sobe, torna-se importante as famílias reverem hábitos e conceitos, descobrir novas profissões, habilidades, inventar e reinventar, para tentar melhorar a qualidade de vida e trazer mais benefícios para o lar.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |