A inflação tendendo a 10% e o desemprego aumentando juntamente com a inadimplência são alguns dos indicativos da crise econômica que ocorre hoje no Brasil. Dessa forma, como sendo a instituição mais afetada nesses momentos difíceis, torna-se fundamental que a família tenha que se planejar e economizar nos gastos excessivos que ocorrem dentro de casa.
Com a estabilização econômica e com os governos populistas de Lula e Dilma, foram concedidas concedidos à população mais pobre créditos vultuosos que, mais tarde, viriam a prejudicar bastante a economia. Enquanto a crise de 2008 explodia no mundo inteiro, no Brasil a crise era apenas uma “marolinha”, uma vez que o “boom” das commodities brasileiras devido ao grande crescimento da China ajudou bastante os governos petistas a continuarem o seu modelo desenvolvimentista de gerir o país. Acontece que. (,) assim, o Brasil aumentou seu gasto exageradamente, fazendo com que, hoje, num momento de polarização política e de desconfiança dos investimentos estrangeiros, haja uma retração do PIB. Isso tudo acaba interferindo diretamente na vida das pessoas e, por conseguinte, nas famílias brasileiras, haja vista as consequências dessa crise, como o desemprego, a inflação e os juros altíssimos.
Destarte, vilões como os juros dos cartões de crédito, além das novas aquisições materiais, como a compra de carros ou de financiamentos de casas e/ou apartamentos, devem ser evitadas evitados pelas famílias brasileiras. Ademais, saídas aos finais de semana aos shoppings e ao cinema precisam ser colocadas no papel a fim de que a família possa avaliar se esses momentos de lazer cabem em seu orçamento. Por fim, pesquisar preços, economizar no que for possível e trabalhar bastante parecem ser os novos lemas da população brasileira.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à regência verbal e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |