A justiça deve ser cega - Banco de redações


Violência contra a criança: o caso Nardoni

Enviada em: 20/04/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A criação de leis é de vital importância para a vida em sociedade, pois diminui a violência, contudo, se as leis deixarem brechas cria-se a sensação de impunidade.

 

O Brasil é considerado por alguns especialistas em ordenamento jurídico como um país de grandes avanços em varias áreas, como: o Código de Transito Brasileiro (CTB/1997) é citado como um dos mais completos do mundo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é bastante amplo. No entanto, morrem muitas pessoas vitimas de acidentes de trânsito e muita violência e praticada contra crianças. Qual será o verdadeiro problema?

Acreditamos que o carro chefe é a sensação de impunidade, porque é comum muitos infratores serem beneficiados por brechas judiciais. No dia 27 de março de 2010, Alexandre Nardoni e Ana Carolina jatobá foram condenados a cumprirem uma pena de 31anos e 26 anos respectivamente pela morte de Isabela Nardoni. A menina tinha apenas cinco anos de idade era filha de Alexandre e enteada de Ana Carolina. Contudo, a defesa do casal Nardoni disse que irá recorrer e, segundo especialista do assunto é possível que ambos sejam libertados e aguardem o julgamento do recurso em liberdade.

A morte de Isabela é apenas um exemplo das varias violências praticadas contra crianças e adolescentes no país. Constantemente os meios de comunicações mostram que apesar do ECA seu um instrumento bastante avançado e rigoroso, a impunidade parece está dominando, pois aquelas pessoas que tem condições para pagarem um bom advogado sempre se beneficiam de brechas na justiça e conseguem ficarem impunes, como o que pode acontecer com o casal Nardoni.

Dessa maneira, defendemos a necessidade que a legislação reinante do nosso país seja cega, ou seja, independentemente de condição social o criminoso não deve se beneficiar de lacunas da justiça. Para assim, não vermos criminosos como os condenados pela morte de Isabela livres e a sensação de impunidade dominando.

Comentários do corretor


APÓS AS PALAVRAS DESTACADAS É NECESSÁRIO O USO DA VÍRGULA

SER

APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DO PONTO FINAL. SÓ DEPOIS CONTINUE SEU RACIOCÍNIO.

CUIDADO COM A COESÃO. O CERTO SERIA: “SE AS LEIS DEIXAM BRECHAS, CRIA-SE A SENSAÇÃO..”

NÃO É NECESSÁRIO O USO DO ‘COMO’


COMENTÁRIO:
Seu texto está bem escrito, com argumentos diversificados. Atente-se apenas à exposição de sua opinião, não se prenda apenas à exposição do problema. Deixe claro o que você pensa sobre o assunto. Continue sempre lendo. Você é capaz de fazer produções críticas e bem elaboradas.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente