A Violência dos Pais - Banco de redações


Violência contra a criança: o caso Nardoni

Enviada em: 20/04/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Criado há mais de 20 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) possui todos os requisitos para o amparo total de uma criança, mas não é isso que acontece. Incesto, espancamento, assassinato, são algumas das brutalidades cometidas por aqueles que deveriam proteger, educar e amar, os seus pais.

O caso Nardoni, que é um dos casos que aconteceram no Brasil nos últimos anos, trouxe à tona novamente a falta de valor moral da sociedade atual. No caso, que é conhecido por todos, pai e madrasta são acusados de espancar, asfixiar e depois jogar pela janela do sexto andar do edifício, levando a morte, a menina Isabela, de apenas cinco anos de idade.

A crueldade com que foi praticado, e por quem foi praticado, comoveu o país. Como poderia o pai, que deveria ser o primeiro a primar pelo bem estar do filho, realizar um ato frio, calculista e perverso?

A real intenção ou o que motivou tal ato nunca será revelado, ficará enterrado com a menina e preso numa das celas da cadeia pública de Tremembé, em São Paulo, já que os acusados foram condenados à prisão por homicídio triplamente qualificado.

Os advogados de Alexandre e Ana Carolina já articulam uma estratégia para tirá-los da cadeia, utilizando-se de uma brecha jurídica. O que nenhum advogado ou juiz poderá fazer é trazer de volta o direito a vida de Isabela.

O caso Nardoni é apenas um entre tantos outros que acontecem diariamente no Brasil. Muitas das vezes a criança não chega a óbito, mas é condenada a conviver com os maus tratos de seus pais e responsáveis, o que compromete o seu lado físico e psíquico, e que modificará para sempre sua infância e seu futuro como adulto.

Comentários do corretor


COM QUEM? NÃO ESQUEÇA DE COMPLETAR SEU RACIOCINIO PARA QUE SUA FRASE FIQUE COMPLETA


COMENTÁRIO:
Seu texto possui um bom conteúdo e uma boa estruturação. Continue seguindo esse caminho. Cuidado apenas com o senso comum. Ao expor a problemática, desenvolva argumentos rígidos e convincentes. Você é capaz de fazer uma produção mais crítica e persuasiva. Continue lendo sempre! A leitura é nossa maior companheira e nos mostra um mundo cheio de ideias e contradições que nos fazem crescer como pessoa e escritores. Boa sorte!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente