Cenas como a do julgamento do casal Nardoni, felizmente, ainda chocam a moral das pessoas. A sociedade está cada vez mais acostumada a notícias de violências contra o menor, como no caso do esquartejamento e posterior abandono do corpo de uma criança dentro de uma mala em um terminal rodoviário.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi aprovado há mais de 20 anos e fornece total amparo legal para as crianças. No entanto o que se percebe pelos casos já supracitados e outros comumente noticiados pela mídia é o constante aumento da violência contra o menor, denotando que, essas crianças não só necessitam do amparo legal como também do afetivo, de pais, tios, avós e demais familiares.
Comumente as crianças não são vítimas somente de estranhos, mas dos próprios pais, como se supõe no caso Isabella Nardoni. Daí a importância do amparo afetivo evitando assim que tornem-se num futuro, adultos também agressivos continuando o ciclo da violência contra o menor.
Um caso a ser pensado é o da frieza emocional do casal Nardoni no julgamento da morte de Isabella. Pois mesmo que não sejam considerados culpados, a falta de demonstrações de sentimentos para com a morte da filha, que foi brutalmente assassinada, pode significar a aceitação da violência contra a criança em nosso meio. O que acaba sendo considerado como um fato “normal”.
A violência contra a criança cresce em uma sociedade que se diz civilizada, essas crianças se não amparadas por leis (ECA), pelos pais e por toda a sociedade, ajudarão esse mundo a beirar o caos. A solução, como sempre, é a educação, a conscientização, e não deixar que crimes hediondos como esses caíam na trivialidade.
Comentários do corretor
O PAI E A MADRASTA FORAM CONSIDERADOS CULPADOS.
SUGESTÃO. APÓS A PALAVRA EM DESTAQUE USE O PONTO FINAL PARA QUE SUA FRASE FIQUE MELHOR ESTRUTURADA.
COMENTÁRIO:
Seu texto possui uma boa estrutura. Porém, suas ideias são um pouco superficiais. Procure mais informações que enriqueçam sua produção e que surpreendam o leitor. Você é capaz de fazer uma redação ainda mais crítica e persuasiva. Não caia no senso comum. Continue lendo, pois a leitura abre novos caminhos e nos faz crescer como pessoa e escritores. Boa sorte.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |