Prezado senhor ministro,
Estamos passando por um momento turbulento no que diz respeito à violência infantil. O caso Nardoni ganhou grande repercussão na mídia e, como consequência, trouxe a mobilização popular.
É triste ver que, em nosso país, um caso como este demora dois anos para levar os criminosos à cadeia e, como se já não bastasse, a defesa do casal ainda encontra uma brecha na lei que pode prolongar tudo ainda mais. Será que já não foi desgastante o suficiente para a mãe esperar tanto tempo para ver os culpados na cadeia? Será que já não está mais do que provado quem cometeu o delito?
Por isso, venho pedir, encarecidamente, em nome de toda a população brasileira, que vossa senhoria não conceda mais uma chance ao casal. Tudo que todos querem é ver justiça. É preciso um braço firme para não encorajar os criminosos em potencial à cometer seus delitos.
Creio que, nesse momento, dar mais uma chance ao casal, também traria um grande problema de ordem pública: a mobilização popular, revoltada com uma possível impunidade ao crime. Um caso como este mexe psicologicamente com a população, o melhor a fazer é manter a condenação. Creio que o senhor tomará uma decisão sensata.
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COMENTÁRIO:
Seu texto ficou muito bem escrito. Você possui boas ideias e escreve bem. Cuidado apenas com o senso comum. Procure ousar. Prove com outros exemplos e com dados da realidade que sua opinião é a correta. Vá além da coletânea. Não fique preso em apenas um argumento. Leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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