Mais uma - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 24/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Título: Mais uma "grancinha"

Um projeto de emenda constitucional pretende reduzir a jornada de trabalho sem redução dos salários na esperança de aumentar a quantidade de empregos. No papel parece plausível. E na prática, seria possível?

As empresas, principalmente no país do jeitinho, costumam se adaptar para evitar prejuízo. Reduzir a jornada de trabalho não necessariamente as obrigaria contratar mais pessoas. Ao contrário, implicaria arrochar o quadro de funcionários para dar conta do serviço em menos tempo.

Do outro lado, as empresas que optassem por contratar mais aumentariam seus custos, que seriam repassados para o valor final dos produtos. Logo, venderiam menos, causando desaceleração da economia. E por fim, desemprego.

Opa, mas o objetivo da emenda não é o aumento das vagas de emprego? No fundo, no fundo, talvez não. Vamos lembrar que estamos em véspera de eleição. Como nosso presidente disse: “nessa época, todos querem fazer gracinhas”. Levantar esse tema logo nessa época, mais parece uma ação eleitoreira. A final, muitos gostariam de trabalhar menos.

Contudo, a redução da carga horária a fim de gerar empregos não pode ser uma imposição legal. A solução é prover incentivos fiscais para as empresas que, por meio da livre negociação com sindicatos, se adequarem à redução da jornada. Diferente disso, medidas como essas não passam de gracinhas!

Comentários do corretor


INICIE COM LETRA MAIUSCULA. O CERTO SERIA “Emenda Constitucional”

APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULA

CUIDADO COM O USO DE TERMOS COLOQUIAIS. QUANDO UTILIZÁ-LOS, USE ASPAS (“)

AS EMPRESAS COSTUMAM ADAPTAR A QUE? COMPLETE SEU RACIOCÍNIO.

O ARTIGO DE OPINIÃO, OU MESMO O EDITORIAL, NÃO AUTORIZA O USO DA LINGUAGEM INFORMAL.

AFINAL

COMENTÁRIO:

O seu texto possui idéias boas. Porém você utilizou uma linguagem inadequada para o tipo de opinião. Cuidado! Ao elaborar seu raciocínio, utilize mais argumentos para favorecer sua opinião sobre o tema discutido. Seu texto, com certeza, vai ficar ainda mais consistente e esclarecedor. O tema em questão abre novos caminhos e novos debates. Por isso, não tenha medo de ousar e sair do comum para que seu texto não se perca no que já foi dito anteriormente. Leia sempre mais.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente