A
PEC n° 231, prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas
semanais, tendo como principal argumento favorável o crescimento do emprego
formal no país, que segundo o Dieese será de aproximadamente 2,3 milhões de
empregos adicionais.
Por
outro lado, os contrários a está medidas dizem que a redução da jornada de
trabalho não é capaz de criar empregos, pois, isto não se verificou quando se
reduziu o período de trabalho 48 para 44 horas semanais imposto pela
constituição de 1988.
Diante
disso, acreditamos que a melhor saída é a defendida por Pastore (2010): “A
jornada mais realista, portanto, é a que obedece às peculiaridades das empresas
e dos empregados”. Ainda de acordo com este autor, este tipo de negociação já
vem reduzindo a carga horária dos trabalhadores no país, isto é, atendendo a
interesse dos patrões e empregados. Com relação à criação de emprego o fator preponderante
seria o crescimento econômico, pois, “no período de 2002 a 2008, a produção se
expandiu, a inflação caiu e o emprego formal aumentou. Tudo isso sem mexer na jornada
legal, que é estabelecida na Constituição Federal”.
PASTORE,
José. Redução de jornada e geração de emprego. Site: www.josepastore.com.br / acessado em
21/03/2010.
Comentários do corretor
Diante disso, acreditamos que a melhor saída é a defendida por Pastore (2010): “A jornada mais realista, portanto, é a que obedece às peculiaridades das empresas e dos empregados”. (...)
Com relação à criação de emprego o fator preponderante seria o crescimento econômico, pois, “no período de 2002 a 2008, a produção se expandiu, a inflação caiu e o emprego formal aumentou. Tudo isso sem mexer na jornada legal, que é estabelecida na Constituição Federal”. (...)
ATENTE-SE A DIFERENÇA ENTRE O VERBO “ESTÁ” E O PRONOME DEMONSTRATIVO “ESTA”. ATENTE-SE TAMBÉM À COESÃO. “ESTAS MEDIDAS”
REDIJA COM AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
COMENTÁRIO:
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Competências avaliadas
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Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 1 |
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