A livre negociação é o melhor caminho - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 21/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 231 está causando muita polêmica entre grupos favoráveis e contrários a medida, contudo, acreditamos que a melhor saída é a livre negociação.

A PEC n° 231, prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, tendo como principal argumento favorável o crescimento do emprego formal no país, que segundo o Dieese será de aproximadamente 2,3 milhões de empregos adicionais.


Por outro lado, os contrários a está medidas dizem que a redução da jornada de trabalho não é capaz de criar empregos, pois, isto não se verificou quando se reduziu o período de trabalho 48 para 44 horas semanais imposto pela constituição de 1988.

Diante disso, acreditamos que a melhor saída é a defendida por Pastore (2010): “A jornada mais realista, portanto, é a que obedece às peculiaridades das empresas e dos empregados”. Ainda de acordo com este autor, este tipo de negociação já vem reduzindo a carga horária dos trabalhadores no país, isto é, atendendo a interesse dos patrões e empregados. Com relação à criação de emprego o fator preponderante seria o crescimento econômico, pois, “no período de 2002 a 2008, a produção se expandiu, a inflação caiu e o emprego formal aumentou. Tudo isso sem mexer na jornada legal, que é estabelecida na Constituição Federal”. Por isso tudo, compreendemos que o melhor caminho para o impasse gerado é o da livre negociação.


PASTORE, José. Redução de jornada e geração de emprego. Site: www.josepastore.com.br / acessado em 21/03/2010.



Comentários do corretor


Por outro lado, os contrários a está medidas dizem que a redução (...)

Diante disso, acreditamos que a melhor saída é a defendida por Pastore (2010): “A jornada mais realista, portanto, é a que obedece às peculiaridades das empresas e dos empregados”. (...)

Com relação à criação de emprego o fator preponderante seria o crescimento econômico, pois, “no período de 2002 a 2008, a produção se expandiu, a inflação caiu e o emprego formal aumentou. Tudo isso sem mexer na jornada legal, que é estabelecida na Constituição Federal”. (...)


ATENTE-SE A DIFERENÇA ENTRE O VERBO “ESTÁ” E O PRONOME DEMONSTRATIVO “ESTA”. ATENTE-SE TAMBÉM À COESÃO. “ESTAS MEDIDAS”

REDIJA COM AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.

COMENTÁRIO:
O seu texto é praticamente uma transcrição de textos e ideias já estabelecidas e formuladas. Atente-se a coletânea sugerida em nossas propostas. Amplie seu campo de pesquisa para formular a sua própria opinião crítica sobre o assunto. Revise, através de nosso site, como redigir um artigo de opinião e editorial.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 1


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente