Liberdade de Negociação - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 16/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A redução da jornada de trabalho imposta por lei não irá gerar demissões, nem contratações. A proposta de emenda Constitucional que reduzirá a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, acompanhada do aumento do valor da hora extra de 50% para 75%, visa à criação de novos empregos, devido ao alto índice atual de desemprego. Porém, a redução da jornada de trabalho deveria ser feita por livre negociação de empresários e trabalhadores, não imposta por leis.

A redução da jornada de trabalho ocorreu de forma natural nos últimos anos, aumentando em mais de 50% o número de empregados trabalhando 40 horas semanais. A redução da jornada de trabalho imposta por lei pode acarretar imensos prejuízos, pois, com a diminuição da produção, os empresários não irão fazer novas contratações, mas sim, diminuir os custos da empresa para não serem prejudicados.

Um departamento de estatísticas estima que milhões de empregos sejam criados com a aprovação dessa lei, criando também um crescimento no consumo.

Com a aprovação desta lei que além de diminuir a jornada de trabalho, aumenta o valor da hora extra, o empregado estará mais estimulado a fazer horas extras para um ganho maior de salário. O empresário trocará a mão-de-obra humana por máquinas para a redução de custos, e reduzirão a produção.

Não será uma lei que possibilitará a criação de novos empregos, pois, empregados e empregadores com liberdade de negociação, decidirão o que será melhor para ambos. Eles poderão escolher de forma voluntária se aderirão ou não, a este regime, que será imposto por lei.

Comentários do corretor


A redução da jornada de trabalho imposta por lei não irá gerar demissões, (...). Porém, a redução da jornada de trabalho deveria ser (...).

A redução da jornada de trabalho ocorreu de forma natural nos últimos anos, (...). A redução da jornada de trabalho imposta por lei (...).

CUIDADO COM A REPETIÇÃO. ISSO EMPOBRECE SEU TEXTO.

SEU 3º PARÁGRAFO ESTÁ SOLTO. CONTRADIZ SEUS ARGUMENTOS.


COMENTÁRIO:
Seu texto está bem escrito, porém, está muito repetitivo. Procure ler mais sobre o tema, buscando novas informações e dados que confirmem suas ideias. A coletânea apresentada nas propostas, abre caminhos para várias discussões. Redija mais argumentos que comprovem sua opinião. E atenção! Cuidado com a contradição. Não se perca em suas próprias palavras, pois você perde sua credibilidade perante o leitor. Leia mais e mais. Não tenha medo de ousar, de renovar. Você é capaz.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente