As perdas geradas pela redução na jornada de trabalho - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 10/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma nova redução da jornada de trabalho será implantada para a criação de novos postos de trabalho porém, essa medida pode não ser tão eficaz pois ela tem riscos, alguns deles são perda na produção, redução do salário atual e queda na criação de empregos formais

Com esta nova redução da carga horária o país tende a produzir menos, o que implicara em uma redução na produção e com isto afetara o setor de exportação atual e o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro tende a ter perdas significantes. E ainda isso ira gerar um aumento nos preços dos produtos pois com menos produção maior o custo para as empresas manterem seus estoques.

Alem disso, uma redução do salário é inevitável, pois com menos produção as empresas tendem a pagar menos aos seus empregados fixos, e com o consumidor recebendo um salário menor, ele ira consumir menos o que ira afetar o setor do comercio que não precisara de novas contratações e ainda terá que demitir seus funcionários atuais para não haver prejuízos nas suas contas.

Outro fato importando é a queda na criação de empregos formais , pois com um salário menor o trabalhador não vai aderir a um emprego que não pague as suas dividas, isso aumentara a situação de trabalhadores de forma irregular, ou seja sem carteira assinada. E alem disto trazer ao Estado perda na arrecadação de impostos e com menos dinheiro nos caixas do governo poderá acontecer cortes nos projetos sociais como o Bolsa família, e no futuro esses trabalhadores perderão direitos como o da aposentadoria.

Diante dos fatos mencionados podemos notar que, o país não necessita de uma nova redução da jornada de trabalho atual, pois a que aconteceu na criação da constituição em 1988 não criou nem um emprego, o aumento dos empregos deve-se ao crescimento econômico que aconteceu com o Brasil, e para novos postos de trabalho precisa-se de novas empresas, investimentos e oportunidades para o trabalhador brasileiro.

Comentários do corretor


(...) para a criação de novos postos de trabalho porém, (...) ela tem riscos, alguns deles (...).

Com esta nova redução da carga horária o país tende a produzir menos, o que implicara em uma redução na produção e com isto afetara o setor de exportação atual (...). E ainda isso ira gerar um aumento (...).

Alem disso, uma redução do salário é inevitável, pois com menos produção as empresas tendem a pagar menos aos seus empregados fixos, e com o consumidor recebendo um salário menor, ele ira consumir menos o que ira afetar o setor do comercio que não precisara de novas contratações e ainda terá que demitir seus funcionários atuais para não haver prejuízos nas suas contas.

(...) o trabalhador não vai aderir a um emprego que não pague as suas dividas, isso aumentara a situação (...). E alem disto trazer ao Estado (...) caixas do governo poderá acontecer cortes nos projetos sociais como o Bolsa família, e no futuro esses trabalhadores perderão direitos como o da aposentadoria.

(...) em 1988 não criou nem um emprego, (...).


APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULA.

APÓS O DESTAQUE É NECESSÁRIO O USO DE PONTO FINAL.

REPARE NO TAMANHO DE SUA FRASE. PERÍODOS LONGOS CONFUDEM O LEITOR.


ARGUMENTE MELHOR SUA IDEIA.


CUIDADO COM A REPETIÇÃO.

“IMPLICARÁ”; “AFETARÁ”, “IRÁ”; “COMÉRCIO”, “PRECISARÁ”, “ALÉM”; ‘DÍVIDAS”;

NENHUM


COMENTÁRIO:
Cuidado com a repetição de suas ideias. Ao expor um tema, argumente da maneira mais convincente que puder. Não repita a mesma ideia com outras palavras. Isso empobrece seu texto. Procure ler sempre mais. Busque informações, além das contidas na coletânea, e diversifique seu raciocínio. Prove ao leitor que você possui um amplo conhecimento sobre o assunto e torne seu texto ainda mais convincente.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente