Atualidades Vestibular e Enem - Novembro de 2024

Aplicação do Enem 2024, indiciamento do ex-presidente Bolsonaro, condenação dos assassinos de Marielle, realização do G20 são algumas das notícias mais importantes de novembro de 2024.
Por Tiago Vechi

Símbolo do Enem 2024, uma das atualidades de novembro de 2024.
O Enem 2024 foi aplicado nos dois primeiros domingos de novembro.
Crédito da Imagem: Shutterstock / rafastock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O mês de novembro de 2024 contou com acontecimentos importantes tanto no âmbito nacional como no internacional. A disputa de forças entre os pecuaristas brasileiras e o Carrefour, a condenação dos assassinos de Marielle e Anderson (6 anos após o crime) dentre outros aocntecimentos. 

Para te ajudar a acompanhar as atualidades mais relevantes, preparamos uma lista com as principais notícias e atualidades de novembro de 2024, confira!

Tópicos deste artigo

Brasil

Condenação de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, assassinos de Marielle e Anderson

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a decisão judicial acontece 6 anos e 7 meses após a feitura do crime. Ronnie e Élcio foram condenados a, respectivamente, 78 e 59 anos de prisão.

Ambos condenados já haviam confessado suas participações no assassinato. As denúncias apresentadas pela Promotoria foram de duplo homicídio triplicamente classificado, pela tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves e pela receptação de carro clonado para execução do crime.

Por cumprirem prisão preventiva desde 2019, o tempo de pena a ser cumprido considera os últimos anos na dosimetria. A condenação definitiva ocorreu por meio de júri popular.

Saiba mais sobre as mulheres na política.

Incêndio de fábrica na Bahia

No dia 18 de novembro, um incêndio, que demorou 7 horas para ser controlado, atingiu o Polo Industrial de Camaçari, Bahia, após uma explosão. A fábrica atingida era da Braskem, empresa da área química.

Maisde 90 empresas das áreas químicas e petroquímicas atuam no Polo Industrial de Camaçari. Apesar do risco e da proporção do incêndio, não houve registro de feridos.

Enem 2024

Nos dois primeiros domingos deste mês de novembro, dias 3 e 10, as provas do Enem foram aplicadas em todo o Brasil. Com mais de 4,3 milhões de inscritos, as provas foramaplicadas em mais de 10 mil locais de exame e em 1.753 municípios.

No primeiro dia, o índice de abstenção foi de 26,6% e 4.999 candidatos foram eliminados. Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram no Enem 2024.

Caderno de provas do Enem. Créditos: Shutterstock - Brenda Rocha-Blossom

No segundo dia, a taxa de abstenção foi de 30.6% e 1.925 candidatos foram eliminados. A divulgação do gabarito do Enem ocorreria no dia 20 de novembro, mas foi adiantada para o dia 14.

Novidades para o Enem 2025 foram anunciadas pelo ministro da educação, Camilo Santana, como o aumento da convergência do Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o retorno da certificação de conclusão de Ensino Médio pelo Exame Nacional.

1º feriado nacional da Consciência Negra

Pela primeira vez, o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi feriado em todo terriório nacional. A decisão de tornar esta data feriado nacional aconteceu em novembro de 2023, até então, o dia era feriado em seis estados e 1,2 mil cidades no país.

O dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola assassinado neste dia em 1695 por um grupo de bandeirantes. O Quilombo dos Palmares foi uma das maiores manifestações de resistência à escravidão no país, chegando a 20 mil habitantes.

Participante do dia da Consciência Negra em São Paulo (2015) Créditos: Shutterstock - Cris Faga

Atentado ao STF

No dia 13 de novembro, um atentado suicida aconteceu nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Um homem chamado Wanderley Luiz, também conhecido como “Tiu França”, deitou sobre um artefato explosivo logo após acioná-lo e também detonou mais fogos de artifício dentro do seu carro nas imediações da Praça dos Três Poderes.

O homem morto na explosão havia concorrido a vereador em uma cidade no interior de Santa Catarina pelo Partido Liberal (PL) nas eleições anteriores, somou 98 votos. Ele alugou uma casa em Ceilândia, cidade do Distrito Federal, antes do atentado e, durante as investigações, foram encontrados prints que indicavam que ele já pretendia atacar o STF há tempos.

Plano punhal verde e amarelo

A Polícia Federal divulgou documentos relacionados a uma investigação sobre um plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Segundo o que foi publicado, membros do grupo de elite do exército brasileiro, Kids Pretos, que integravam a gestão do governo bolsonaro realizaram reuniões, planos e conversas para concretizar os assassinatos e estabelecer um golpe de estado.

O plano foi intitulado “Punhal Verde e Amarelo”. As conversas divulgadas, indicam que o ministro Alexandre de Moraes foi monitorado e seguido; a intenção era envenenar o presidente Lula. A Polícia Federal indiciou 37pessoas, inclusive o ex-presidente Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Congresso Nacional em Brasília. Créditos: Shutterstock

Adiamento do resultado do CNU (Enem dos concursos)

A divulgação do resultado do CNU foi adiada para o dia 11 de fevereiro de 2025. O anúncio foi realizado dia 21 de novembro, pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A princípio, os resultados seriam divulgados no dia 21. Entretanto, foi realizado um acordo judicial para reabilitar mais de 30 mil candidatos que haviam sido eliminados por erro de preenchimento no cartão resposta e para haver tempo hábil de avalição das provas destes candidatos, foi necessário adiar a divulgação do resultado.

A partir desta decisão, 32.260 candidatos foram reabilitados, nenhum participante habilitado anteriormente foi eliminado. O acordo judicial também garantiu que a correção das provas discursivas acontecesse de forma equivalente entre candidatos de ampla concorrência e inscritos na política de cotas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Proibição dos celulares em colégios de São Paulo

O projeto de lei estadual que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas do estado foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). De acordo com os vereadores participantes da elaboração do projeto, o uso dos dispositivos afeta negativamente a atenção e o desempenho acadêmico dos alunos.

O texto permite que os alunos levem os celulares às escolas, entretanto, ao entrar na instituição devem deixá-los armazenados em local que não permita o uso durante a estadia dentro da escola.

Cadastro nacional de crimes contra a dignidade sexual

O decreto que insitui um cadastro nacional de condenados por pedofilia e estupro em âmbito nacional foi sancionado. A determinação altera o Código Penal para permitir a consulta pública do nome completo e CPF de condenados por crimes sexuais.

O objetivo desta iniciativa é aumentar a prevenção contra novos crimes, inclusive, impedindo a contratação de condenados em escolas. Anteriormente, os nomes dos estupradores e pedófilos eram resguardados com o intuito de proteger as identidades das vítimas.

Boicote do Carrefour

O grupo francês de varejo Carrefour divulgou uma decisão que estabelecia a suspensão da venda de carnes do Mercosul em mercados da França. O setor agropecuário brasileiro reagiu a determinação e estabeleceu um boicote aos mercados da marca no Brasil.

A medida tomada, inicialmente, pelo grupo francês aconteceu em meio a avanços das negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia e acusava a carne sul-americana de ser de baixa qualidade. Após as reações brasileiras, no dia 26 de novembro, o grupo Carrefour lamentou a situação e pediu desculpas, ao afirmar que o objetivo era apoiar pecuaristas franceses e não criticar a produção brasileira.

Bandeiras do Brasil e do Mercosul. Créditos: Shutterstock - Box Lab

Mundo

Eleição de Donald Trump

Donald Trump foi matematicamente eleito presidente dos Estados Unidos no dia 6 de novembro, após registrar 277 votos de delegados favoráveis a sua candidatura. Em segundo lugar, ficou Kamala Harris, candidata do partido democrata que assumiu a campanha após a desistência do então presidente Joe Biden.

No fim das contagens de votos, Trump ficou com 312 delegados e Kamala com 226. O candidato republicano ganhou na maioria dos estados e somou 76.917.038 votos populares, ao passo que Kamala conseguiu 74.441.439.

O sistema de eleições dos Estados Unidos segue a lógica de Colégio Eleitoral, ou seja, não é uma conta direta com os votos dos eleitores. Cada estado tem uma quantidade de delegados escolhidos durante o pleito para representar a população local.

Em quase todos os estados, os votos dos delegados vão todos para o candidato com mais votos populares, exceto no Maine e em Nebraska que os delegados se dividem de forma proporcional. No total, são 538 delegados, para ser eleito é preciso garantir 270 votos.

Silhueta de Kamal e de Trump. Créditos: Shutterstock- kovop

Veja mais sobre a Kamala e sobre o Trump.

G-20

A Cúpula dos Líderes do G20 de 2024 começou dia 18 de novembro. A cidade-sede foi o Rio de Janeiro e o principal local dos eventos foi o Museu de Arte Moderna da capital carioca.

Líderes das principais economias mundiais se encontraram para debater soluções relacionadas a diversos temas, este ano as conversas se concentraram em três temas, sendo eles o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Os enfoques foram definidos pelo governo brasileiro que exerce a presidência desde o fim do G20 de 2023, que aconteceu na Índia.

O G20 foi criado em 1999 para aumentar a integração dos países no combate às crises financeiras globais. É um fórum de cooperação econômica internacional que visa fortalecer a economia e o desenvolvimento social.

Ao longo do ano de 2024 foram realizadas mais de 100 reuniões de trabalho que aconteceram nas 5 regiões do Brasil. Além das lideranças políticas, o fórum também contou com participação da sociedade civil, por exemplo, até o dia 16 de novembro ocorreu a Cúpula Social que contou com a participação de organizações não governamentais de diferentes países.

COP-29

A COP29, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, começou no dia 11 de novembro na cidade de Baku, no Azerbaijão. Este evento global que reúne nações, autoridades e especialistas de todo o mundo seguiu com atividades até o dia 22 de novembro.

COP significa Conferência das Partes, uma reunião internacional entre países que debate sobre mudanças climáticas e define acordos e convenções globais da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento é importante por estabelecer um espaço de negociação, diálogo e cooperação entre todos os países que assinam a convenção, quase 200 nações, que possuem o objetivo em comum de reduzir os impactos das mudanças climáticas na sociedade.

Dinheiro estrangeiro. Texto na imagem: "COP 29". Créditos: Shutterstock

Conheça as cidades-esponja, promessa de solução das enchentes.

Eleições no Uruguai

No Uruguai, o presidenciável Yamandu Orsi, candidato de oposição ao atual governo, foi eleito nos 2º turno das eleições nacionais. O presidente eleito é herdeiro político de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai que esteve no poder entre 2010 e 2015.

Orsi contou com 49,8% dos votos e marcou o retorno da esquerda ao governo uruguaio. Lacalle Pou, atual presidente, o parabenizou e reconheceu sua vitória eleitoral.