Temas de atualidades são importantes para os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Assuntos atuais costumam ser cobrados nestas avaliações e merecem atenção dos vestibulandos.
Entre as notícias que foram destaque no mês de fevereiro estão as altas temperaturas atingidas em algumas regiões brasileiras e alarme falso de terremoto nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mundialmente, o estado de saúde do Papa Francisco, saída da Argentina da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o terremoto em Lisboa estão entre as notícias do mês.
Para se aprofundar nos temas relacionados às atualidades, basta clicar nos links e conferir videoaulas e conteúdos de artigos educativos do Brasil Escola.
Tópicos deste artigo
Brasil
Temperaturas elevadas no país
O Brasil enfrentou no mês de fevereiro altas temperaturas em alguns estados. Uma onda de calor atingiu o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia no início da segunda quinzena do mês.
A onda de calor é caracterizada quando há um aumento em 5ºC na temperatura em relação à média climatológica de determinado região, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Com 44ºC, o Rio de Janeiro bateu recorde de temperatura dos últimos dez anos na segunda (17/fev), segundo o Sistema Alerta Rio, vinculado ao Centro de Operações da Prefeitura.
Saiba mais sobre os elementos do clima na videoaula abaixo:
Alarme falso de terremoto em SP e RJ
No dia 14 de fevereiro, moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam dois alertas do Google de supostos terremotos no mar, a 55km de Ubatuba (litoral norte paulista). O alerta foi recebido por celulares do sistema Android.
A rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), não identificou nenhum evento sísmico na costa brasileira neste período. A ausência de registro nos órgãos confirmou que o alerta foi falso.
Segundo o Dr. Sergio Fontes, coordenador da RSBR, um sismo da magnitude informada seria facilmente registrado nas estações brasileiras, bem como em redes internacionais.

Crédito: Divulgação / Observatório Nacional.
Desmatamento no Cerrado
Informações do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) mostram que o desmatamento no Cerrado reduziu em 33% no ano de 2024 em relação ao ano de 2023. O sistema é responsabilidade do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Dados foram divulgados pelo Ipam no dia 6 de fevereiro.
Enquanto o desmatamento no bioma no ano passado atingiu uma área de 712 mil hectares, em 2023 foi de 1 milhão de hectares. Entretanto, especialistas alertam que a área desmatada continua muito alta.
Teste seus conhecimentos sobre desmatamento nesta página.
Mortalidade de câncer é maior em crianças indígenas
Dados reunidos pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que a mortalidade de crianças e adolescentes com câncer é maior entre os indígenas. O índice é de 76 mortes a cada 1 milhão de indígenas, no caso dos brancos a taxa é de 42,6 e de negros é de 38,9.
Entenda a origem e características sobre os povos indígenas neste artigo.

Crédito: Rovena Rosa / Agência Brasil.
Resultado do Enem dos Concursos
O resultado definitivo do Enem dos Concursos, considerado o maior concurso público já realizado no país, foi divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicas (MGI) no dia 4 de fevereiro.
Em sua primeira edição, foram disponibilizadas 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Ao todo, participaram cerca de 970 mil candidatos e o exame recebeu 2,1 milhões de inscrições.
Metas de biodiversidade
Metas nacionais sobre biodiversidade foram estabelecidas pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) para o período de 2025 a 2030. O coletivo recomendou ao governo federal a realização de medidas para a integrar a Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade.

Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil.
Este documento faz parte das obrigações do Brasil que assinou o Marco Global de Kunming-Montreal (GBF, Global Biodiversity Framework), de 2022.
Entre as 23 metas que objetivam a regeneração do conjunto de vida dos biomas brasileiras, estão o planejamento especial e gestão participativa realizado em todo o território nacional, zerar o desmatamento no país, ações que tratam da restauração, conservação e manejo dos ecossistemas, bem como promover o comércio sustentável.
Leia também: Entenda o que é sustentabilidade e veja exemplos de práticas sustentáveis
Casos de covid
A região Norte apresentou tendência de aumento de casos da covid-19. Os estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins registraram tendência de alta na Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG).

Crédito: Paulo Pinto / Agência Brasil.
Somente neste ano, o país registrou mais de 100 mil casos e 500 mortes decorrentes da covid, segundo o Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde (dados levantados até 15 de fevereiro).
Lembrando que o primeiro caso de covid registrado no Brasil completou 5 anos em fevereiro deste ano.
Saiba a diferença entre covid-19, gripe e resfriado neste artigo.
Olimpíadas científicas com inscrições abertas
Diversas olimpíadas científicas estão com prazo aberto para as inscrições das edições realizadas em 2025. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), maior avaliação educacional realizada no país, recebe as inscrições das escolas para sua 20ª edição até 17 de março.
Além da Obmep, recebem inscrições para a participação:
As competições de conhecimento podem ser utilizadas em processos seletivos que oferecem vagas em universidades públicas. Instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam vestibulares específicos com oportunidades para quem foi medalhista em olimpíadas científicas.
Saiba mais: O que são as olimpíadas científicas e como participar
Dengue
O estado de São Paulo atingiu no dia 21 de fevereiro a marca de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. O governo paulista decretou estado de emergência sanitária no dia 19 deste mês.

Crédito: Paulo Pinto / Agência Brasil.
De acordo com dados do Painel de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, são em média 2.976 casos de dengue por dia no ano de 2025. Somente neste ano, no estado, foram mais de 157 mil casos de dengue.
O Ministério da Saúde anunciou a produção nacional da vacina contra a dengue. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Mônica Levi, afirmou que o novo esquema vacinal conta com apenas uma dose e há possibilidade de incluir novos grupos como público-alvo desta imunização.
Entenda o que é um vírus e suas características aqui.
Produção industrial em crescimento
A produção industrial brasileira conquistou um crescimento de 3,1% no ano passado se comparado a 2023. É o que mostram os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado anual é o terceiro maior dos últimos 15 anos.
Resolva exercícios sobre industrialização aqui.
Mundo
Papa Francisco
O Papa Francisco, que ocupa o principal cargo dentro da Igreja Católica no mundo, foi hospitalizado em fevereiro. Um dos diagnósticos apontados foi de infecção polimicrobiana. Essa condição é causa por mais de um micro-organismo, que pode ser um fungo, vírus ou bactéria.
Veja: Quais foram os papas ao longo da história
Trump e Gaza
Neste mês, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse sobre seu plano em assumir o controle da Faixa de Gaza. A fala aconteceu durante encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
No anúncio de Trump, ele menciona a intenção de realocar palestinos para países vizinhos e a reconstrução do território atingido pela guerra para se tornar, em suas palavras, a "Riviera do Oriente Médio". Além disso, o presidente estadunidense não descartou o envio de tropas para a região.
Saída da Argentina da OMS
O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou em 5 de fevereiro a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS). Milei justificou que a retirada se deu por "divergências profundas" em relação à gestão da pandemia de covid-19 e em nome da soberania nacional.

Crédito: HJBC / Shutterstock.
A OMS é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca realizar e coordenar políticas de saúde a nível mundial.
Mês mais quente do planeta
Janeiro de 2025 se tornou o mês mais quente do mundo. A temperatura de 1,75 °C acima do nível pré-industrial foi a maior registrada na série histórica do Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia.
As temperaturas acima da média foram observadas principalmente no sudeste da Europa, nordeste e noroeste do Canadá, Alasca e Sibéria, sul da América do Sul, África e grande parte da Austrália e Antárctica.
Fique por dentro do que são e por que ocorrem as mudanças climáticas nesta videoaula.
Dia Mundial do Câncer
No dia 4 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data busca aumentar e conscientizar a conscientização e educação sobre a doença.
O tema deste ano da campanha foi "Sua história será ouvida" e teve como objetivo criar um espaço para compartilhar experiências de pessoas que enfrentam o câncer e seus tratamentos, reforçando a humanização neste processo.
Saiba mais: Como surge e os tipos de câncer
Terremoto em Lisboa
Um terremoto de magnitude 4,7 foi registrado na região de Lisboa, capital de Portugal. O epicentro do fenômeno ocorreu na cidade de Seixal, área metropolitana da capital portuguesa, segundo o Instituto Português de Mar e Atmosfera (IPMA).
Alerta de surtos de dengue nas Américas
Um alerta epidemiológico sobre o risco de surtos de dengue do tipo 3 foi emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para as Américas.
Nesse sentido, a organização pediu aos países reforçarem a vigilância, o diagnóstico precoce, como também a gestão clínica para o enfrentamento de um potencial aumento de casos de dengue.
Leia: Características e o ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue
Doenças no Congo
Doenças com causas desconhecidas provocaram a morte de mais de 50 pessoas nas últimas semanas na região noroeste da República Democrática do Congo, conforme divulgação da OMS. Os surtos foram registrados em comunidades remotas na província de Equateur.