UFPR divulga ensalamento da 2ª fase do Vestibular 2023

Vestibulandos farão provas nos dias 4 e 5 de dezembro, às 14h, em Curitiba e outras cidades do interior do Paraná

Em 30/11/2022 18h52
Por Silvia Tancredi
Reitoria da UFPR
Crédito da Imagem: Divulgação UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) soltou nesta quarta-feira, 30 de novembro, o cartão com o ensalamento da segunda fase do Vestibular 2022/2023. Acesse o documento:

Ensalamento 2ª fase Vestibular 2023 UFPR

Os candidatos farão as provas nos dias 4 e 5 de dezembro, às 14h, nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Toledo, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá e também, pela primeira vez, em Joinville (SC).

Veja abaixo a distribuição das provas:

  • 04/12 - Prova de produção e compreensão de texto

  • 05/12 - Provas específicas por curso

Orientações

A abertura dos portões de acesso aos locais de prova será às 12h40 e o fechamento será às 13h30. Os candidatos deverão ingressar na sala de prova com no mínimo 20 minutos de antecedência ao horário de início da prova.

Para ingresso na sala de provas, o candidato poderá levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha. Nenhum destes materiais poderá conter qualquer tipo de anotação.

Será necessário apresentar o comprovante de ensalamento juntamente com o original do documento oficial de identidade com foto recente, ou fotocópia do documento autenticada em cartório.

Não serão aceitos documentos apresentados por meio eletrônico.

Resultado e vagas

A previsão é que a lista de aprovados neste processo seletivo seja liberada no dia 13 de janeiro de 2023.

O Vestibular 2023 da UFPR oferece 5.361 vagas em 126 cursos de graduação da instituição. Metade das vagas é destinada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei de Cotas).

Deste quantitativo, existem ainda reserva de vagas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Candidatos inscritos pelo sistema de cotas raciais e para pessoas com deficiência deverão passar, antes das provas, pelas bancas de validação. 

A convocação para as bancas vai acontecer em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos serão migrados automaticamente para a categoria de ampla concorrência.

Para mais informações confira o edital, manual do candidato e no site do vestibular