Topo
pesquisar
Em 03/10/2019 14h32

10 curiosidades sobre o Canadá

10 curiosidades sobre o Canadá

Pela população amplamente descendente de britânicos e franceses o Canadá é bilíngue – o inglês e o francês são línguas oficiais. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Com a popularidade do Canadá como destino de estudo entre os brasileiros, cresce também a curiosidade sobre o que o país tem a oferecer a estudantes internacionais, o seu estilo da vida, costumes e tradições. Como é viver e estudar no Canadá? Do que os canadenses gostam? O país é incrível e multicultural e, com certeza, vai te encantar!

Curiosidades sobre estudar no Canadá

1. Tamanho

O Canadá tem uma população de 36,3 milhões de pessoas, segundo o site EduCanada, em uma área de quase 10.000.000 km². Isto significa que há apenas quatro canadenses para casa quilômetro quadrado do país.

2. Idiomas

Como explicamos aqui, o Canadá é bilíngue – o inglês e o francês são línguas oficiais. Isto se dá principalmente pela sua população amplamente descendente de britânicos e franceses. 

No entanto, graças às mais de 250 origens étnicas presentes no país, há também 6,4 milhões de pessoas que falam outras línguas e mais de 60 idiomas indígenas.

3. Internacionalização

Atualmente, mais de 7 milhões de habitantes do Canadá nasceram em outro país, o que representa 22% de toda a sua população. Por estas e outras, o país foi o primeiro do mundo a firmar o multiculturalismo como um valor fundamental nacional.

4. As 4 estações 

banff canada
Inverno em Banff, cidade turística localizada em Alberta, no Canadá.

O Canadá, apesar de ser conhecido pelo inverno rigoroso, tem quatro estações do ano bem distintas, cada uma com atrações recreativas diferentes. 

No verão, você pode visitar rios, lagos e praias para nadar, passear de barco e fazer churrascos com os amigos, ou então praticar diferentes tipos de esportes ao ar livre. O Canadá tem o maior litoral do mundo de 243.000 quilômetros!

No outono, a paisagem muda extraordinariamente com as árvores tingidas de vermelho, amarelo e laranja; na primavera, os pássaros migram do sul e a paisagem floresce depois do inverno. Nestas duas últimas estações, a atividade ideal é fazer caminhadas e trilhas pelas paisagens naturais do país. 

Já no inverno, aproveite as diversas estações de esquis e snowboarding.

5. Cidades subterrâneas

O inverno no Canadá de fato é bastante severo em várias regiões, especialmente mais ao norte (onde apresenta característica polar). No entanto, as grandes cidades foram adaptadas para que a vida não desacelerasse nos meses mais frios. Toronto e Montreal, por exemplo, têm enormes cidades subterrâneas com tudo que você possa imaginar: shoppings, restaurantes, hotéis, bancos, galerias de artes, cinemas, acesso a museus e muito mais.

Agora quem gosta de frio pode participar da tradição chamada The Pole Bear Dip (“o megulho do urso polar”) – um tanto quanto peculiar – dos canadenses para comemorar o início do ano novo: dar um mergulho em algum rio ou lago de águas congelantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6. Qualidade de vida

Os canadenses têm um forte senso de justiça. Eles se importam com os direitos e bem-estar de todos no ambiente de trabalho, nas leis, na democracia e no cotidiano. 

Não é à toa que o país é considerado o melhor do mundo em qualidade de vida, de acordo com o US News & World Report.

7. Descontos estudantis

Os estudantes pagam menos no Canadá – até mesmo os internacionais! Com uma carteirinha de estudante da sua escola ou universidade canadense, você consegue descontos em transportes públicos, hotéis, restaurantes, passagens aéreas, entre outros lugares. 

Além disso, se você tiver uma carteirinha ISIC (International Student Identity Card), pode conseguir descontos adicionais pelo país.

8. Províncias e Territórios

O Canadá é dividido em dez províncias e três territórios:

Províncias:

  • Alberta
  • British Columbia
  • Quebec
  • Manitoba
  • New Brunswick
  • Terra Nova e Labrador
  • Nova Escócia
  • Ontário
  • Ilha do Príncipe Eduardo
  • Saskatchewan

Territórios:

  • Territórios do Noroeste
  • Nunavut
  • Yukon

Cada uma destas divisões do país, por menor que seja, tem o seu próprio governo. Consequentemente, os padrões do ensino superior são diferentes. No entanto, o Canadá assegura a qualidade da educação por todo o país.

No Quebec, por exemplo, única província do país com uma maioria francófona (79% de sua população fala oficialmente o francês), os diplomas de educação vocacional e a duração dos cursos acadêmicos – bacharelados, mestrados e doutorados – são um pouco diferentes das demais províncias.

A diferença entre província e território é que “as primeiras recebem o seu poder e sua autoridade direto da Coroa, enquanto os territórios têm os mandatos e poderes delegados pelo Parlamento do Canadá”, segundo o site eTA Canadá Visa.

9. Natureza

O Canadá é recheado de belezas naturais e as atividades ao ar livre são populares por lá. Uma prova disso são os mais de 24.000 quilômetros de trilhas que cruzam as 13 províncias e territórios, cem por cento conectadas, chamadas The Great Trail (A grande trilha). Você pode se aventurar por ela de bike, a pé, de botas adaptadas para neve, etc. É a maior trilha recreativa do mundo. 

Sem contar os mais de 40 parques nacionais por todo o país!

10. Fuso horário

O Canadá tem seis fusos horários. A diferença entre as duas costas é de 4,5 horas. 

Quase todo o território – com exceção de partes de Saskatchewan e pequenas partes de British Columbia, Alberta, Ontário, Nunavut e Quebec - tem horário de verão entre março e novembro, atrasando uma hora do relógio. No país, esse período é chamado de spring foward ou fall back

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola