Terapeuta Ocupacional

Raphael Correia Caetano é Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde da Família e em Órtese e Prótese
Por Brasil Escola

Raphael Caetano é especialista em Terapia Ocupacional em Saúde da Família e em Órtese e Prótese
Raphael Caetano é especialista em Terapia Ocupacional em Saúde da Família e em Órtese e Prótese
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Escolhi a Terapia Ocupacional como opção de vida desde 1997, quando iniciei o curso de graduação, uma paixão à primeira vista. As áreas da Terapia Ocupacional estão em franca expansão por todo o Brasil. Não são todas categorias da saúde que conhecem ou entendem a abrangência da Terapia Ocupacional, porém, quando a conhecem, passam a entender a sua importância e necessidade. Como o próprio nome indica, ela é uma terapia que se fundamenta no estudo e uso da ocupação humana, tendo como objetivo promover a autonomia das pessoas em suas diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais e sociais.

Fazemos a organização do cotidiano do paciente a partir de um estudo e aplicação das atividades necessárias ao contexto de sua vida. Pode ser indicada para bebês e crianças que não brincam e que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares; famílias que precisam de ajuda para compreender e lidar com a pessoa que apresenta alguma disfunção; pessoas que sofreram danos cerebrais ou em outra parte do corpo que precisam aprender ou reaprender a realizar as atividades cotidianas, profissionais e acadêmicas de forma mais autônoma possível; adultos que queiram reorganizar a sua vida a partir de um planejamento e prática de ações que promovam seu bem-estar físico, psíquico e social; idosos que necessitam de atividades para uma melhor continuidade e qualidade de vida, tanto do ponto de vista ambiental como do físico e cognitivo; grupos em riscos de exclusão social por diversos fatores: condições socioeconômicas, desestruturação do núcleo familiar, alterações psíquicas, intelectuais e/ou sensório-motoras, dependência química, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em minha história acadêmica e profissional já atuei em Unidade de Terapia Intensiva, Estimulação Precoce, Saúde Mental, Geriatria, Cirurgia Plástica, Saúde do Trabalhador, Perito Assistente e em unidade de internação para adolescentes cumprindo medida socioeducativa. Atualmente, atuo na gestão pública e organização de Redes Regionais e Municipais nos Cuidados à Saúde das Pessoas com Deficiência, faço avaliações e treinamento para o uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Em resumo, essa profissão me satisfaz como um todo, pois posso observar a vida de diversas pessoas sendo retomada e proporcionar a independência para quem não consegue locomover-se, alimentar-se sozinho ou voltar ao trabalho. Não há orgulho ou satisfação melhor do que ver um paciente amputado ou paraplégico, por exemplo, tornar-se livre do preconceito e das dificuldades impostas pelas barreiras atitudinais, pessoais, arquitetônicas, entre outras.


Raphael Correia Caetano é Conselheiro Fiscal do SINFITO-RJ, Membro da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador da RCPCD da Região Metropolitana II e Centro-sul Fluminense. Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde da Família e em Órtese e Prótese.