Matemático

Por Marcos Noé Pedro da Silva

Vasta experiência na educação
Vasta experiência na educação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O licenciado em Matemática pode atuar na área educacional atendendo o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Ensino Superior. No caso de atuação no Ensino Superior, precisa continuar seus estudos em cursos de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado em Matemática. Uma ótima opção para o licenciado são as especializações em Educação Matemática. Além da área educacional, o matemático pode atuar em áreas de extensão, como Computação, Estatística, Física, Engenharia entre diversas outras.

O curso de Matemática precisa ser encarado com muita seriedade, em razão de sua importância na maioria das áreas do conhecimento. Na faculdade, o discente utilizará de todos os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e Médio. A grade curricular engloba disciplinas como Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferenciais, Análise Matemática, Estatística, Geometria Analítica, Física, Computação, Probabilidade, Educação Matemática, Didática, Formas de Ensino, Prática Educacional Orientada, Políticas Educacionais, Psicologia da Educação entre outras. As grades curriculares podem variar entre as diferentes instituições de ensino.

Ao optar pelo curso, dê ênfase ao estudo diário, pois as disciplinas ligadas à Matemática requerem esse tipo de comportamento, em virtude da complexidade dos conteúdos. Algumas pessoas pensam que no período da graduação se evolverá somente com cálculos e mais cálculos. Esse tipo de pensamento está errado, porque a Matemática exige muito raciocínio lógico e facilidade de interpretação, e isso se adquire com muita leitura. Tenha curiosidade em buscar os assuntos relacionados à história da Matemática, fazendo referência aos grandes matemáticos e seus estudos.

Não leve a sério conversas paralelas que dizem que o curso é dificílimo, somente para pessoas com índice de inteligência alta. Todos podem obter a graduação em Matemática, basta para isso, como já mencionei, levar o estudo muito a sério. O curso possibilita um descobrir científico de tudo que está ao nosso redor, explicando através de teoremas, demonstrações e comprovações, os alicerces da modernidade humana, bem como a tecnologia dos dias atuais.

Como professor, minha primeira experiência foi como estagiário em uma escola pública de Educação de Jovens e Adultos - referente ao Ensino Fundamental. Aprendi muito com os alunos, pois a maioria eram adultos que trabalhavam e buscavam completar os estudos no período noturno. Tenho certeza que contribui de alguma forma no conhecimento deles, relacionando suas experiências com os fundamentos matemáticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Após essa experiência comecei a trabalhar com turmas do Ensino Médio e Fundamental, trabalhando com adolescentes e jovens, na faixa etária dos 11 aos 19 anos. Ao trabalhar com essa faixa etária precisamos ter uma postura firme e contínua, pois estamos frente a frente com jovens em processo de formação cultural e social. A indisciplina se torna um fator presente e o professor deve criar mecanismos capazes de coibir situações negativas em sala.

Quanto ao salário, todos nós sabemos o quanto a educação é desprestigiada pelos governantes e empresários relacionados à educação. Mas com muito trabalho, estudo, dedicação e paciência conseguimos, no decorrer da profissão, almejar um salário satisfatório. Vale lembrar que em inúmeros concursos públicos a Matemática é abordada, isso se torna um ponto positivo para quem é graduado na área.

Desde o ingresso na Faculdade até a conclusão da graduação, e nas responsabilidades profissionais, o graduado em Matemática precisa dispor de uma boa parte do seu tempo, no intuito de vangloriar sucesso, priorizando, após a graduação, as especializações que poderão abrir mais opções de atuação em diversas áreas do conhecimento.