Topo
pesquisar
Em 09/11/2009 11h42, atualizado em 28/04/2014 11h41

Graduado em Letras

Vida Profissional

Por Wanessa de Almeida
PUBLICIDADE

A experiência acadêmica propicia um enorme aprendizado. São anos de muito esforço, seja este intelectual ou físico, pois a mesma exige comprometimento e uma total dedicação.

O curso de Letras é muito voltado para a leitura, principalmente no que se refere à Literatura. São diversificadas obras, tanto na literatura brasileira, portuguesa e norte-americana, visto que a língua estrangeira compõe a grade curricular.

Em virtude disso, o conhecimento de mundo, o enriquecimento vocabular é algo incomensurável. A oportunidade de “estabelecer uma certa familiaridade” com célebres e imortais escritores de todos os tempos é muito gratificante.

Além disso, outras disciplinas afins, tais como psicologia da educação, fisiologia da voz, métodos e técnicas de pesquisas, entre outras, corroboram única e exclusivamente, para um “arquitetar” cognitivo.

Ao falar da área da Psicologia, esta torna-se de grande valia para o acadêmico, pois oferece subsídios suficientes no sentido de lidar com o público-alvo, que é a heterogeneidade manifestada no ambiente de sala de aula.

E como não falar das pesquisas, seminários, estágios, monografia? Não se assuste! Apesar dos obstáculos enfrentados, o legado não poderia ser outro, senão a troca de experiências e a concretude do aprendizado.

Concluída esta etapa, começa uma outra na vida de todo profissional, ou seja, o “mercado de trabalho”. Será que ele, depois de tantos desafios, está apto para enfrentar mais um?

E acredite! Talvez esta seja a mais árdua de todas, tamanha é a competitividade. Diante disso, torna-se imprescindível ressaltar sobre a importância da busca constante pela “reciclagem”, no intuito de acompanhar as tendências, e por que não dizer as exigências, da dinâmica sociedade na qual estamos inseridos.

No que se refere ao retorno financeiro, este, como qualquer outro voltado para a área de licenciatura, não oferece grandes vantagens. Em busca de melhoria, o profissional tão logo conclui a graduação, se propõe a fazer uma pós-graduação, mestrado, ou, talvez, até um doutorado.

Em função desta baixa remuneração, o referido curso tornou-se alvo de um estigma proferido pela sociedade como um todo. A figura do professor perante a contemporaneidade tornou-se cada vez mais desmitificada. E o pior é que as perspectivas em relação a isto não são nada animadoras.

Mas não podemos permitir que estes pormenores interfiram nas nossas decisões, pois as dificuldades fazem parte de nossa vivência, cabendo a nós tentar superá-las da melhor forma possível, mesmo que as evidências demonstrem o contrário.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola