Graduado em Letras

Por Wanessa de Almeida

Os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo
Os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A experiência acadêmica propicia um enorme aprendizado. São anos de muito esforço, seja este intelectual ou físico, pois a mesma exige comprometimento e uma total dedicação.

O curso de Letras é muito voltado para a leitura, principalmente no que se refere à Literatura. São diversificadas obras, tanto na literatura brasileira, portuguesa e norte-americana, visto que a língua estrangeira compõe a grade curricular.

Em virtude disso, o conhecimento de mundo, o enriquecimento vocabular é algo incomensurável. A oportunidade de “estabelecer uma certa familiaridade” com célebres e imortais escritores de todos os tempos é muito gratificante.

Além disso, outras disciplinas afins, tais como psicologia da educação, fisiologia da voz, métodos e técnicas de pesquisas, entre outras, corroboram única e exclusivamente, para um “arquitetar” cognitivo.

Ao falar da área da Psicologia, esta torna-se de grande valia para o acadêmico, pois oferece subsídios suficientes no sentido de lidar com o público-alvo, que é a heterogeneidade manifestada no ambiente de sala de aula.

E como não falar das pesquisas, seminários, estágios, monografia? Não se assuste! Apesar dos obstáculos enfrentados, o legado não poderia ser outro, senão a troca de experiências e a concretude do aprendizado.

Concluída esta etapa, começa uma outra na vida de todo profissional, ou seja, o “mercado de trabalho”. Será que ele, depois de tantos desafios, está apto para enfrentar mais um?

E acredite! Talvez esta seja a mais árdua de todas, tamanha é a competitividade. Diante disso, torna-se imprescindível ressaltar sobre a importância da busca constante pela “reciclagem”, no intuito de acompanhar as tendências, e por que não dizer as exigências, da dinâmica sociedade na qual estamos inseridos.

No que se refere ao retorno financeiro, este, como qualquer outro voltado para a área de licenciatura, não oferece grandes vantagens. Em busca de melhoria, o profissional tão logo conclui a graduação, se propõe a fazer uma pós-graduação, mestrado, ou, talvez, até um doutorado.

Em função desta baixa remuneração, o referido curso tornou-se alvo de um estigma proferido pela sociedade como um todo. A figura do professor perante a contemporaneidade tornou-se cada vez mais desmitificada. E o pior é que as perspectivas em relação a isto não são nada animadoras.

Mas não podemos permitir que estes pormenores interfiram nas nossas decisões, pois as dificuldades fazem parte de nossa vivência, cabendo a nós tentar superá-las da melhor forma possível, mesmo que as evidências demonstrem o contrário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)