Geógrafo

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de Geografia proporciona duas vertentes, a licenciatura e o bacharelado. Ele é bem dinâmico e composto por disciplinas diversificadas que promove a compreensão da relação homem-meio, principal objeto de estudo da Geografia.

As disciplinas específicas são: Teoria do Conhecimento em Geografia, História do Pensamento Geográfico, Cartografia Sistemática, Cartografia Temática, Geologia Geral, Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Geografia Agrária, Geografia Urbana, Introdução ao Desenvolvimento Urbano e Regional, Teoria da Região e Regionalização, Geografia do Brasil, Geografia Cultural e Movimentos Sociais, Geografia Política e Espaço Mundial.

Outras disciplinas que compõem o curso são: Educação e Sociedade, Psicologia da Educação, Orientação de Estudos em Nível Superior, Políticas Públicas em Educação, Didática Geral, Prática de Ensino I e II, Seminário de Pesquisa I e II, Estágio Supervisionado I e II.

Lembrando que as disciplinas variam de acordo com cada instituição de ensino e conforme a formação desejada (bacharelado ou licenciatura).

O estudo da Geografia aborda aspectos ambientais, culturais, sociais, políticos, todos relacionados entre si e modificando o espaço geográfico. Não pense que a Geografia Humana e a Geografia Física estão desvinculadas, pois é através do estudo dessas duas vertentes que se entenderá as relações sociais existentes no espaço.

O curso exige bastante empenho e disciplina do aluno, a quantidade de leitura é imensa e bem diversificada, devendo realizar uma análise crítica dos textos. São realizadas aulas de campo, principalmente nas disciplinas de Geologia e Geomorfologia, que são de suma importância, pois são nelas que visualizamos as formações rochosas, os processos que desencadearam essas formações, a topografia do terreno, entre outros aspectos interessantes, que entenderá caso pretenda cursar Geografia.

Para quem pensa em ingressar num mestrado, é de fundamental importância a participação em grupos de estudos o quanto antes, pois projetos são elaborados e desenvolvidos, assim, a apresentação desses em congressos e publicação em revistas enriquece seu currículo para quando for participar do processo seletivo para o mestrado.

É importante, desde o início da graduação, participar de palestras e congressos, sendo necessário conter uma quantia de horas de atividades extracurriculares, que são obtidas nesses eventos, além de ser importante se relacionar com pessoas da área e conhecer novas culturas de universitários de outros estados, e saber como o estudo da geografia é abordado em outras localidades, além de ser um espaço destinado para as discussões geográficas, que engrandecem o conhecimento.

O estágio é o momento em que se deve colocar em prática o que foi estudado, é uma oportunidade importante e deve ser levada a sério. Um bom desempenho pode abrir portas para o mercado de trabalho.

Com relação ao mercado de trabalho, este é amplo, o licenciado pode atuar nas instituições de ensino fundamental, médio e com especialização, mestrado e doutorado poderá lecionar em instituições de ensino superior. O bacharel pode atuar em órgãos ambientais, consultoria ambiental na elaboração de EIA (Estudo de Impacto Ambiental) RIMA (Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) e com planejamento urbano.

O salário pode variar bastante, infelizmente a educação no nosso país não recebe a devida importância, e isso reflete diretamente nos salários dos professores. O bacharel pode obter bons salários atuando em consultorias e órgãos ambientais, porém, não se empolgue, pois o mercado é restrito, tendo muitas vezes que competir com profissionais de áreas específicas como o Geólogo, por exemplo.

Enfim, a Geografia é uma ciência apaixonante que proporciona um vasto conhecimento, caso venha a cursar Geografia, explore ao máximo as potencialidades que o curso tem a oferecer e aproveite bastante o ambiente acadêmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)