Topo
pesquisar
Em 30/09/2014 11h45, atualizado em 30/09/2014 12h22

Enfermeira

Vida Profissional

Ana Cristina da S. Oliveira é enfermeira e professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Niterói Por Equipe Brasil Escola
Enfermeira e professora Ana Cristina da S. Oliveira
Enfermeira e professora Ana Cristina da S. Oliveira
PUBLICIDADE

A essência do ser enfermeiro é o cuidar. Nesse sentido, o enfermeiro é o profissional preparado, através de sua formação generalista, para garantir a unidade e organização do trabalho em enfermagem, desenvolvendo processos, métodos e instrumentos que possibilitem a assistência integral ao ser humano.

O Curso de Graduação em Enfermagem é realizado em cinco anos. No último ano, o estudante cursa o estágio obrigatório, que busca proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana.

As áreas de estágio são diversas e representam vários campos de futuras atuações do profissional enfermeiro, como Programas de Estratégia de Família (ESF ou PSF), hospitais gerais e específicos, clínicas e demais instituições de saúde, além da promoção da saúde através de ações sociais em comunidades, creches e escolas.

O grande encantamento dessa profissão é a possibilidade de mesclar aspectos de cuidado humano com procedimentos científicos, atuando, assim, na prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos, além das funções assistenciais, administrativas e gerenciais.

Ao longo da minha vida profissional, atuei em emergência, saúde da família, CTI, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, maternidades, auditoria hospitalar, docência e coordenação de estágios. Isso me proporcionou várias possibilidades em diversas regiões do Brasil, além de grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Nos dias de hoje, existem várias oportunidades no mercado de trabalho, inclusive internacional, abrindo assim diversos horizontes de atuação. Nesse contexto, o profissional enfermeiro tem um vasto campo de trabalho, podendo também realizar concursos públicos, assim como atuar de forma autônoma ou em instituições privadas.

Ao formar-se na graduação, o enfermeiro é generalista e pode seguir, através de cursos de Pós-Graduação, várias especialidades, como: Educação em Enfermagem, Emergência, Pediatria, Atendimento Pré-hospitalar, Enfermagem Geriátrica, Centro Cirúrgico, Enfermagem do Trabalho, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Terapia Intensiva, Nefrologia, entre outros.

Gostaria de ressaltar que o enfermeiro cultiva em seu cotidiano o nobre compromisso de proporcionar o cuidado integral à saúde. Nesse sentido, é uma profissão apaixonante e altamente gratificante.

Aos estudantes que se identificam com a área de saúde, gostaria de deixar a mensagem que ser ENFERMEIRO é extremamente prazeroso e emocionante. Talvez palavras não descrevam a dimensão do nosso sentimento ao cuidar, porém, a satisfação dessa experiência reflete em nós mesmos, promovendo o crescimento, a autorrealização e, principalmente, a satisfação de poder proporcionar ao ser humano, no seu contexto de vida, as variáveis necessidades de saúde.

Profa. Ana Cristina da S. Oliveira – Docente do Centro Universitário Anhanguera de Niterói – Curso de Graduação em Enfermagem – Doutoranda em Educação UNR/Ar

  • Relacionados
Larissa Ferreira de Souza é farmacêutica
Vida Profissional
Farmacêutico
Doutor Iury Castro é coordenador do curso de Odontologia da FASAM
Vida Profissional
Odontólogo (dentista)
Raphael Caetano é especialista em Terapia Ocupacional em Saúde da Família e em Órtese e Prótese
Vida Profissional
Terapeuta Ocupacional
O enfermeiro é responsável pelo bem-estar do paciente
Guia de Profissões
Enfermagem
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola