Comunidade Ásia-Pacífico

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Inspirados no modelo europeu, muitos países almejam a formação de comunidades que ultrapassem o caráter econômico para abranger aspectos políticos e militares, entre outros. Assim também o continente da Oceania tenta formar uma união entre seus países e os de outros continentes próximos.

Nesta tentativa foi formado o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) que, como o próprio nome deixa explícito, se restringe a assuntos econômicos e da qual fazem parte Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.


Comunidade Ásia-Pacífico

No entanto, o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, tem a intenção de fundar a Comunidade Ásia-Pacífico, seguindo padrões da União Européia. Esta seria formada pelos países da Apec e a Índia até 2020. Em visita a Cingapura, Rudd pediu a colaboração dos governos de China, Estados Unidos, Índia e Japão para conceber este bloco.

O grupo trataria de temas de cunhos político, cooperativo, ambiental, comercial e militar. A proposta feita pela Austrália inclui a cooperação em assuntos como o terrorismo e a segurança energética e de recursos, além de um acordo de livre-comércio.

Como afirmou o líder da Austrália, "o desafio é como construir uma instituição na qual os atores regionais possam discutir também temas políticos e de segurança", afinal este grupo deverá ser composto por membros de quatro continentes diferentes (Ásia, Oceania e Américas do Norte e do Sul), com contextos e interesses, em muitos aspectos, divergentes.

Veja o perfil de Ítalo Augusto

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)