Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep

Os três primeiros cursos da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) foram criados em 1964. Hoje a instituição já ministra mais de 40 graduações.
Por Rafael Batista

Campus da Unimep em Lins - SP
Campus da Unimep em Lins - SP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) originou-se do Colégio Piracicabano, fundado em 1881. Os primeiros cursos superiores foram os de Economia, Administração e Ciências Contábeis, ministrados a partir de 1964 e reunidos inicialmente como faculdades integradas. A instituição ampliou o número de cursos oferecidos com a criação das Faculdades de Educação, em 1966, e de Direito, em 1969.

A expansão no ensino resultou no reconhecimento, por parte do Ministério da Educação (MEC), como Universidade em 1975. Atualmente, a Unimep conta com 11 mil alunos matriculados em seus quatro campi, sendo dois em Piracicaba, um em Santa Bárbara d'Oeste e outro em Lins. São ministrados mais de 40 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Todos os campi da instituição são dotados de bibliotecas, laboratórios, salas ambiente e anfiteatros. 

Campi

Campus Centro: Rua Rangel Pestana, 762 – Centro, Piracicaba/SP. Telefone: (19) 3124-1515.

Campus Lins: Rua Tenente Florêncio Pupo Netto, 300 – Jardim Americano, Lins/SP. Telefone: (14) 3533-6020.

Campus Santa Bárbara d'Oeste: Rodovia Luis Ometto, Km 24 (SP 306), Santa Bárbara d'Oeste/ SP. Telefone: (19) 3124-1777.
 
Campus Taquaral: Rodovia do Açúcar, Km 156 (SP 308), Piracicaba – SP. Telefone: (19) 3124-1515.

Cursos oferecidos

Campus Centro: Música, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Marketing.

Campus Lins: Direito e Odontologia.

Campus Santa Bárbara d'Oeste: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia Química, Química Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em Processos Metalúrgicos e Tecnologia em Processos Químicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Taquaral: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Jornalismo, Letras – Inglês (Licenciatura e Tradução e Interpretação), Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Negócios Internacionais, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Rádio, TV e Internet, Relações Internacionais. Sistemas de Informação, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Fotografia, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Redes de Computadores.

Vestibular

A principal forma de ingresso na Unimep é através do Vestibular, que pode ser aplicado nas modalidades tradicional ou digital, realizado duas vezes por ano. Os exames constam de questões objetivas de múltipla escolha e prova de redação. 

Enem

Os estudantes podem optar também pelo ingresso através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bolsas

A Universidade Metodista de Piracicaba oferece bolsas de diferentes naturezas para os acadêmicos. Uma delas, a Bolsa Carente, concede descontos e até isenção de taxa de inscrição do vestibular para estudantes que comprovarem necessidade. O número de vagas varia conforme cada processo seletivo. 

Existe também a Bolsa Acadêmica, que contempla alunos engajados em Projetos de Extensão, de Iniciação Científica ou de Monitoria. Em caso de morte ou desemprego do responsável pelo pagamento da mensalidade será concedida a Bolsa Emergencial, desde que a família comprove a dificuldade financeira. Também são aceitos na instituição alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Site
www.unimep.br