Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

A universidade contará com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas
Por Letícia de Oliveira Januário

Reitoria da UFSB, em Itabuna
Reitoria da UFSB, em Itabuna
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi criada a partir da Lei nº 12.818, de 5 de junho de 2013, se tornando a terceira universidade federal na Bahia. A sigla da instituição foi escolhida por meio votação eletrônica, antes disso a nova universidade foi chamada de diferentes acrônimos, como UFESBA e UFSBA, até mesmo em documentos oficias. A sede da UFSB está instalada na cidade Itabuna (campus Jorge Amado) e terá outros dois campi em Teixeira de Freitas (campus Paulo Freire) e Porto Seguro (campus Sosígenes Costa). 

O plano de criação da universidade prevê que no campus de Jorge Amado, em Itabuna, além da reitoria serão instalados os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Em Porto Seguro haverá os Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o outro IHAC. Já no campus em Teixeira de Freitas será criado o Centro de Formação de Saúde, com o curso de Medicina, e mais um IHAC. 

As atividades começaram no segundo semestre de 2014, com 36 cursos. A estimativa é que em 2020, quando a UFSB chegar a sua plena implantação, sejam oferecidas 18 mil vagas ao ensino superior distribuídas em 71 cursos.
 
Endereço dos campi

Campus Jorge Amado: Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus – Vitória da Conquista, km 39, BR 415, Ferradas, Itabuna/BA. Fone: (73) 3616-3380
Campus Paulo Freire: Praça Joana Angélica, 250, bairro São José - Teixeiras de Freitas/BA. Fone: (73) 3291-2089
Campus Sosígenes Costa: Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA, BR-367 – km 10. Fone: (73) 3288-8400

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

Em todos os tês campi (Itauna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) existem quatro opções de Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI). Os calouros ingressam no Primeiro Ciclo e depois de três anos escolhem a especialização, exceto no BI em Artes, que só oferece essa especialização.

Primeiro Ciclo

BI em Artes, BI em Ciências, BI em Humanidades, BI em Saúde, LI em em Artes e suas tecnologias, LI em Ciências da natureza e suas tecnologias, LI em Ciências Humanas e suas tecnologias, LI em Linguagens e códigos e suas tecnologias, LI em Matemática e Computação e suas tecnologias.

Segundo Ciclo

ItabunaEngenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Processos (ênfase em Biotecnologia ou Alimentos), Engenharia de Logística em Transporte, Engenharia Sanitária e Ambiental

Porto Seguro: Ciências Biológicas, Oceanologia, Administração (ênfase em Gestão Pública), Antropologia (ênfase em Gestão de Patrimônio Sociocultural), Direito (ênfase em Direitos Coletivos e Diferenciados), Ciências Econômicas (ênfase em Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa).

Teixeira de Freitas: Medicina e Saúde Coletiva.

Vestibular

A UFSB não tem processo seletivo próprio, o ingresso à nova universidade é feito através de seleção geral por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas

A UFSB disponibilizará 50% vagas para alunos que estudaram durante todo o ensino médio em escola pública, conforme determina a Lei de Cotas

Site
www.ufsba.ufba.br