Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Por Wanessa de Almeida

Fachada da UFCSPA
Fachada da UFCSPA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) teve início em 1953, quando o então arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, baixou o decreto de criação da instituição com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. A federalização do ensino aconteceu em 1980, quando passou ter o nome de Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

Inicialmente, a instituição concentrou-se na oferta do curso de graduação de Medicina. Mas com a criação dos cursos de Biomedicina e Nutrição, ocorrida em 2004, a faculdade passou a dedicar-se mais amplamente à área da saúde. Por isso, em 2008, passou a ser chamada de Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Endereço: Rua Sarmento Leite, 245 - Porto Alegre/RS. Fone (51) 3303-9000 

Cursos Ministrados 

Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Gestão em Saúde, Medicina, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Alimentos e Toxicologia Analítica.

Vestibular 

Desde o processo seletivo 2010, a instituição utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma única de seleção de novos alunos. As vagas são preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

A UFCSPA reserva vagas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas. A reserva será de 37,5% para ingresso em 2015 e de 50% a partir do ingresso em 2016.

Site
www.ufcspa.edu.br