Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

A Unespar foi criada a partir da integração de sete faculdades estaduais do Paraná
Por Letícia de Oliveira Januário

Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi criada a partir da Lei Estadual nº 17.590, de 12 de junho de 2013, que uniu as sete faculdades estaduais do Paraná, convertendo em uma universidade multicampi. A Unespar é constituída pelos campi de Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Apucarana, Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória, além da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar de Guatupê, unidade especial vinculada academicamente à Unespar.

A sede da universidade está localizada em Paranavaí, onde funciona a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), que é o maior campus Unespar, com mais de 2 mil alunos em 11 cursos de graduação. Ao todo, Unespar conta com 70 cursos de graduação, sendo 38 licenciaturas, 30 bacharelados e 02 cursos de tecnologia. 

FECEA – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana: Av. Minas Gerais, 5021-Apucarana/PR. Fone (43) 3420-5700

FECILCAM – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão: Av. Comendador Norberto Marcondes, 733 - Campo Mourão/PR. Fone (44) 3518-1880 

EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná 
Rua Comendador Macedo, 254 – Curitiba/PR
Rua Benjamin Constant, 303 – Curitiba/PR
Rua Francisco Torres, 253 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3026-0029

FAP – Faculdade de Artes do Paraná: Rua dos Funcionários, 1357, Cabral – Curitiba/PR. Fone (41) 3250-7301

FAFIPA – Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí: Av. Gabriel Experidião, s/nº, Paranavaí/PR. Fone (44) 3423-3210 

FAFIPAR – Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá: Rua Comendador Correia Júnior, 117, Centro – Paranaguá/PR. Fone: (41) 3423-3644

FAFIUV – Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória: Praça Coronel Amazonas, s/nº – União da Vitória/PR. Fone (42) 3521-9100

Cursos de Graduação

Apucarana: Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração, Secretariado Executivo Trilingue, Turismo, Serviço Social, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior e Matemática. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campo Mourão: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Geografia, Matemática, Pedagogia, Engenharia de Produção Agroindustrial, Turismo e Meio Ambiente, Letras e História. 

Curitiba I: Música, Superior em Canto, Superior de Instrumento, Licenciatura em Música, Superior de Composição e Regência, Artes Visuais, Superior de Pintura, Superior de Gravura, Superior de Escultura e Licenciatura em Artes Visuais.

Curitiba II: Bacharelado em Artes Cênicas, Bacharelado em Cinema e Vídeo, Bacharelado em Música Popular, Bacharelado em Musicoterapia, Bacharelado e Licenciatura em Dança, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro.
 
Paranavaí: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

Paranaguá: Administração, Ciências Biológicas, ciências Contábeis, História, Letras Português, Letras Inglês, Matemática e Pedagogia. 

União da Vitória: Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras Português, Letras Espanhol, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia e Química.

Vestibular

O primeiro vestibular unificado da Unespar aconteceu no final de 2014, para ingresso em 2015. As provas de vestibular são aplicadas em dois dias, sendo que no primeiro há uma redação e questões comuns a todos os candidatos e no segundo as questões são vocacionadas. A duração é de 4h30 em cada dia.

Enem

A Unespar separa metade das vagas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas

A Unespar adota o sistema de cotas que é destinado a candidatos que tenham concluído o ensino médio em instituições públicas ou que tenha sido bolsistas em instituição privada. 

Sites

Unespar: www.unespar.edu.br/‎ 
FECEA: http://www.fecea.br/
Fecilcam: http://www.fecilcam.br/
EMBAP: http://www.embap.pr.gov.br/
FAP: http://www.fap.pr.gov.br/
FAFIPAR: http://www.fafipar.br/
FAFIPA: http://www.fafipa.br/site/
FAVIUV: http://www.fafiuv.br/