gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 17/07/2008 08h52, atualizado em 01/06/2015 10h58

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidades

Por Camila Mitye
Prédios do Campus Maracanã
Prédios do Campus Maracanã
PUBLICIDADE

Atualizado por Adriano Lesme

Quando foi fundada, em dezembro de 1950, por estar localizada na capital do Brasil na época, a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) recebeu o nome de Universidade do Distrito Federal (DF). Oito anos depois a instituição foi rebatizada, sendo chamada então de Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Em 1961, quando a capital foi transferida para Brasília, a universidade recebeu outro nome: Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Mas foi só em 1975 que o atual nome, UERJ, foi definitivamente adotado.

Inicialmente, a UERJ formou-se com o agrupamento de alguns institutos, a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, a Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, a Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e a Faculdade de Ciências Médicas. A partir de então, novas unidades foram sendo criadas, de acordo com a demanda de novos cursos de graduação.

Atualmente, a UERJ possui cerca de 23 mil alunos, espalhados em seus 31 cursos de graduação e diversos cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). A pesquisa é um dos fortes da universidade que possui diversos laboratórios e grupos de estudos, além de bolsas científicas de incentivo às práticas.

Outro destaque da instituição é a sua interiorização: além das unidades na capital do estado, Rio de Janeiro, a UERJ possui unidades de ensino também nos municípios fluminenses de Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.

Campus Negrão de Lima - Maracanã: R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2334-0000

Unidade Lapa: Rua Evaristo da Veiga 95, Lapa - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2332-6910

Unidade Rio Comprido: Rua Santa Alexandrina, nº 288, Rio Comprido - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2333-7872

Unidade São Francisco Xavier: Avenida Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2334-2334

Unidade Vila Isabel: Boulevard 28 de Setembro, Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ.

Duque de Caxias: Rua General Manoel Rabelo, s/n, Vila São Luís - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2671-7202

Ilha Grande: Rua São Francisco Xavier, 524, Térreo, sala 061, bloco F - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2334-0056.

Nova Friburgo: Rua Alberto Rangel, s/n, Vila Nova - Nova Friburgo/RJ. Telefone (22) 2528-8545

Petrópolis: Avenida Barão do Rio Brando, 279, Centro (antigo CEJA) - Petrópolis/RJ

Resende: Estrada Resende-Riachuelo, s/n, Morada da Colina - Resende/RJ. Telefone 3354-0194.

São Gonçalo: Rua Dr. Francisco Portela, 1.470, Patronato - São Gonçalo/RJ. Telefone (21) 2604-3232.

Teresopólis: Avenida Lúcio Meira, 233, Várzea - Teresópolis/RJ. Telefone (21) 3641-0846 

Cursos Ministrados

Rio de Janeiro: Arqueologia, Desenho Industrial, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Medicina, Jornalismo, Relações Públicas, Direito, Pedagogia, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geologia, Oceanografia, Odontologia, Serviço Social, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciências Sociais, Filosofia, História, Física, Geografia, Letras Inglês/Literaturas, Letras Português/Alemão, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês, Letras Português/Grego, Letras Português/Italiano, Letras Português/Japonês, Letras Português/Latim, Letras Português/Literaturas, Ciências Atuariais, Estatística, Informática, Matemática, Nutrição, Psicologia, Engenharia Química e Química.

Duque de Caxias: Geografia, Matemática e Pedagogia.

Nova Friburgo: Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica.

Resende: Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (ênfase em Química ou Mecânica).

Petrópolis: Arquitetura e Urbanismo

São Gonçalo: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português/Literaturas, Matemática e Pedagogia.

Teresópolis: Turismo

Ensino a Distância

Licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia.

Site: www.cederj.edu.br

Vestibular

O processo seletivo é constituído de duas fases: a 1ª fase - Exame de Qualificação (Prova objetiva de múltipla escolha, que abrange todas as áreas de conhecimento) e a 2ª fase - Exame Discursivo (três provas discursivas comuns para todas as carreiras, e mais de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida), da qual só participam os alunos aprovados na 1ª. A UERJ realiza dois Exames de Qualificação por Vestibular, mas apenas um Exame Discursivo.

Cotas

As cotas da UERJ só são aplicadas a partir da 2ª fase quando, no momento da inscrição para o Exame Discursivo, os candidatos poderão indicar que pretendem concorrer às vagas reservadas, devendo optar por uma das seguintes categorias:
a) 20% (vinte por cento) para alunos oriundos da rede pública de ensino;
b) 20% (vinte por cento) para negros; e
c) 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência; ou nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas; ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos em serviço ou incapacitados permanentemente.

Cada candidato pode optar por apenas uma categoria e, além disso, deve comprovar renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário-mínimo. Para saber mais, clique aqui.

Site
www.uerj.br

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola