Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Por Adriano Lesme

Prédio Arthur Bernardes (reitoria)
Prédio Arthur Bernardes (reitoria)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi originada a partir da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada em 1922. Visando o desenvolvimento da Escola, em 1948, o Governo do Estado a transformou em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG). A federalização ocorreu em 1969, quando também foi criado um campus na cidade de Florestal. Em 2006 mais um campus foi criado, em Rio Paranaíba. 

Campus Viçosa: Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Viçosa/MG - Fone: (31) 3899-2200

Campus Florestal: Rodovia LMG, 818, km 6 - Florestal/MG - Fone: (31) 3536-2266

Campus Rio Paranaíba: Rodovia BR 354 - km 310 (a 1.300m) - Rio Paranaíba/MG - Fone: (34) 3855-9000

Cursos Ministrados

Viçosa: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Bioquímica; Ciências da Computação; Ciências e Tecnologia de Laticínios; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Comunicação Social; Cooperativismo; Dança; Direito; Economia Doméstica; Educação Física; Educação Infantil; Enfermagem; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Química; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Secretário Executivo Trilíngue; Zootecnia.

Florestal: Administração; Agronomia; Engenharia de Alimentos; Ciências Biológicas; Ciências da Computação; Educação Física, Fisica; Matemática; Química; Tecnologia em Gestão Ambiental.

Rio Paranaíba: Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Nutrição; Química; Sistemas de Informação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ensino a distância

Administração e licenciaturas em História e Matemática. Site: www2.cead.ufv.br

Vestibular e Enem

As provas aplicadas pela UFV foram substituídas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam fazer as provas do Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Este sistema de ingresso é responsável pelo preenchimento de 80% das vagas nos cursos de graduação da UFV. Os 20% restantes são através do PASES. A partir de 2015 (acesso 2016) todas as vagas serão preenchidas pelo SiSU.

Avaliação Seriada

O Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES) foi extinto no final de 2014. 

Cotas

A UFV cumpre a Lei de Cotas que determina reserva de metade das vagas dos cursos de graduação para candidatos que cursaram com aprovação todo o ensino médio na rede pública.

Site
www.ufv.br