Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

A instituição, com mais de 70 anos de historia, recebeu o título de Pontifícia em 1972.
Por Rafael Batista

Campus I
Campus I
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) foi criada em 1941, com a fundação da sua primeira unidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1955, a unidade passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972. Atualmente, a instituição está presente em três campi e oferece 55 cursos de graduação, além de mestrados e doutorados.

Campus Central: Rua Mal. Deodoro, nº 1099 – Centro. Campinas – SP. Fone: (19) 3735-5900

Campus I: Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades. Campinas – SP. Fone: (19) 3343-7000

Campus II: Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama. Campinas – SP. Fone: (19) 3343-6800

Cursos de graduação

Campus Central: Direito

Campus I: Administração, Administração – Comércio Exterior, Administração – Logística e Serviços, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biblioteconomia, Ciência Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenhara de Telecomunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Filosofia, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Jornalismo, Letras Português/Inglês (Bacharelado e Licenciatura), Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Jogos Digitais, Tecnologia em Redes de Computadores, Teologia e Turismo.

Campus II: Administração, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Sistemas de Informação, Gestão em Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular 

O processo seletivo é realizado semestralmente em etapa única. Os candidatos devem responder a prova de Conhecimentos Gerais, composta por questões de múltipla escolha, além de produzir uma redação sobre um dos três temas propostos. Os concorrentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo são submetidos ainda a Teste de Habilidades Específicas (T.H.E).

Enem

A nota do Enem é utilizada pela PUC – Campinas como critério para participação no Vestibular Social da instituição. Nesse caso é necessário ter alcançado o resultado mínimo de 450 pontos na prova do MEC.

Bolsas e Financiamentos

A PUC Campinas oferece dois tipos de bolsas e um financiamento para os estudantes que desejam ingressar na instituição. A primeira modalidade de bolsa é através do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal, as vagas destinadas para essa categoria depende da procura por vagas no processo seletivo tradicional da Universidade. A instituição também oferece bolsas integrais através do chamado Vestibular Social, para isso é necessário ter realizado o Enem e comprovar renda per capita familiar inferior a 1,5 salário-mínimo.

É possível também financiar o valor das mensalidades através do programa Financiamento Estudantil (FIES), para pleitear o benefício é necessário já estar matriculado e ter realizado o Enem.

Site
www.puc-campinas.edu.br