Instituto Federal do Pará (IFPA)

Por Jessica Gonçalves Pereira

Campus de Abaetetuba
Campus de Abaetetuba
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (antigo Cefet-PA) começou em 1909, quando o decreto do então presidente da república, Nilo Peçanha, criou escolas de aprendizes e artífices em todo o país. Nesta fase inicial, a unidade ofereceu os cursos de ensino primário e desenho, além de oficinas de marcenaria, funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria. Em 1930, a escola se transformou em Liceu Industrial do Pará. Outra mudança de nome se deu em 1942, quando passou a ser Escola Industrial de Belém.

Mais de vinte anos depois, foi criada a Escola Técnica Federal do Pará, denominação que durou até 1999, quando ocorreu a cefetização da unidade, que passou a se chamar Centro Federal de Educação Tecnológica. Com a publicação da Lei nº 11.192, sancionada pelo presidente Lula em 29 de dezembro de 2008, o Cefet-PA, assim como os demais centros de educação tecnológica brasileiros, passou a ser o IFPA. Atualmente a instituição oferece mais de dez cursos nos 11 campi distribuídos no estado.

Campi

Abaetetuba: Rua Rio de Janeiro, próximo ao rio Jaruma, Bairro Francilândia. Abaetetuba-PA. 

Altamira: Rod. Ernesto Acioly, KM 3 Estrada do Forte, Bairro Nova Colina. Altamira-PA. Telefones: (93) 3593-0203 / 3593-0066 

Belém: Av. Almirante Barroso, 1155, Bairro Marco. Belém-PA. Telefone: (91) 3201-1703 

Breves: Avenida Rio Branco, nº 1.752, Centro, Breves – PA

Bragança: Av. Almirante Barroso, 1155. Bragança-PA.

Castanhal: BR. 316, KM 61. Castanhal-PA. Telefone: (91) 3412-1600

Conceição do Araguaia: Entre Rua José H. de Souza e Rua Sandoval P. Almeida, próximo Praia das Gaivotas. Conceição do Araguaia-PA. Telefone: (94) 3421-1934 

Itaituba: Estrada do Jacarezinho, s/n, bairro Maria Magdalena, Itaituba - PA . 

Industrial Marabá: Rural Marabá: 25 KM do município de Marabá, PA–150 sentido Eldorado dos Carajás. Telefone: (91) 2101-6310/4182 

Santarém: Av. Castelo Branco. Santarém-PA. Telefone: (93)3522-3757 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tucuruí: Rua Porto Colombo, nº 12, Vila Permanente, Tucuruí – PA Telefone: (94) 3778-3131 

Pólo Vigia de Nazaré: Pólo Vigia de Nazaré-PA.

Cursos superiores

Abaetetuba: Licenciatura em Biologia.

Altamira: Licenciaturas em Computação e Pedagogia.

Belém: Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Automação, Licenciaturas em Biologia, Educação Física, Física, Geografia, Matemática e Química e Tecnólogos em Eletrotécnica Industrial, Saneamento Ambiental, Saúde Pública, Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Telecomunicação e Gestão Pública.

Breves: Não oferece cursos superiores.

Bragança: Licenciaturas em Biologia, Computação, Física, Geografia, Educação do Campo e Pedagogia e Tecnólogos em Agroecologia e Gestão Ambiental.

Castanhal: Agronomia e Aquicultura.

Conceição do Araguaia: Agronomia, Licenciaturas em Biologia, Computação, Geografia, Educação do Campo e Pedagogia e Tecnólogos em Gestão Ambiental.

Itaituba: Tecnólogos em Saneamento Ambiental e Desenvolvimento de Sistemas.

Industrial Marabá: Não oferece cursos superiores.

Rural Marabá: Licenciatura em Educação do Campo.

Santarém: Não oferece cursos superiores.

Tucuruí: Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologias em Saneamento Ambiental e Rede de Computadores.

Pólo Vigia de Nazaré: Não oferece cursos superiores.

Ensino a distância

Os cursos da modalidade à distância são executados por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As graduações oferecidas são: Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Geografia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão de Saúde Pública.

Site: www.ead.ifpa.edu.br

Vestibular

Todas as vagas são preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

Desde 2011, reserva 50% das vagas aos estudantes oriundos de escolas públicas.

Site
www.ifpa.edu.br