Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Por Adriano Lesme

Campus Carreiros
Campus Carreiros
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na segunda metade do século XX, o município de Rio Grande se deparava com uma situação de carência de instituições de ensino superior, fazendo com que seus estudantes fossem obrigados a partir para os grandes centros. Diante dessa situação, surgiu um movimento cultural que levou à criação de uma Escola de Engenharia, originando a Fundação Cidade do Rio Grande, no dia 8 de julho de 1953.

Campus Cidade: Rua Engenheiro Alfredo Huch, 475, Rio Grande/RS. Telefone: (53) 3233-8600.

Campus Carreiros: Av. Itália, KM 08, Carreiros, Rio Grande/RS. Telefone: (53) 3233-6500.

Campus da Saúde: Rua Visconde de Paranaguá, 102, Centro - Rio Grande/RS. Telefone: (53)3233-8800.

Campus de Santo Antônio da Patrulha: Rua Barão do Caí, 125, Bairro Cidade Alta - Santo Antônio da Patrulha/RS.

Polo de São Lourençao do Sul: Avenida Coronel Nonô Centeno, 933, Bairro Avenida - São Lourenço do Sul/RS.

Polo de Santa Vitória do Palmar: Rua Barão do Rio Branco, 760 - Santa Vitória do Palmar/RS.

Cursos Ministrados

Campus Cidade: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Civil Empresarial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia Química, Medicina, Oceanologia, Química (Bacharelado e Licenciatura), Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Eficiência Energética em Edificações, Tecnologia em Refrigeração e Climatização.

Campus Carreiros: Administração, Arqueologia, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Civil Empresarial, Engenharia Civil Costeira e Portuária, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia Mecânica Naval, Engenharia Química, Física, Geografia, História, Letras Português (Espanhol, Frânces e Inglês), Matemática, Matemática Aplicada, Medicina, Oceanologia, Pedagogia, Psicologia, Química (Bacharelado e Licenciatura), Sistemas de Informação, Tecnologia em Toxicologia, Tecnologia em Gestão Ambiental.

Campus da Saúde: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Física, Medicina, Psicologia.

Campus São Lourenço do Sul: Tecnologia em Gestão Ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus de Santo Antônio da Patrulha: Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias.

Polo de Santa Vitória do Palmar: Turismo Binacional.

Ensino a distância

Administração, Ciências, Matemática e Pedagogia. Site: www.sead.furg.br

Vestibular

A FURG aderiu integralmente ao sistema de seleção do Ministério da Educação, que prevê a substituição dos vestibulares da universidades federais pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ingresso na instituição desde 2011 acontece pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

A FURG, por se tratar de uma universidade federal, é obrigada por Lei a reservar metade das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Além disso, a FURG possui o Programa de Ações Afirmativas (PROAAf), que separa 5% das vagas na modalidade de ampla concorrência, por curso/turno, para candidatos com deficiência devidamente comprovada. 

Site
www.furg.br