O corpo

Por Marina Cabral da Silva

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Esse é um livro de contos, o primeiro chama-se:

Os seios de Sofia: conta a história de dois noivos que se encontram em um barzinho, a noiva se encontrava animada com a data que se aproximava, no entanto o noivo buscava uma forma de se livrar do compromisso, o que não conseguiu.
Em seguida:
A-mãe-te: conta brevemente a história de Leila uma mãe solteira e seu filho deficiente, ela começa um namoro e só depois conta sobre o filho que é bem aceito pelo namorado.

Meu cão: um menino pobre que com um “feitiço” fez um capeta para si. Com seu capeta aprontava muitas, roubova bola de gude e enganava os outros quando criança, quando adulto planejou, no dia da mulher, jogar soda na cara de uma, tudo encorajado pelo capeta dele, bebeu pra criar coragem, brigou por conta da espuma do chope, a vítima escolhida foi embora, e por fim ele só acabou bêbado.

Touro sob espora: um homem tinha matado muitos animais, mas mulher ainda não, foi até a casa de uma, juntos beberam, ele se manteve sóbrio, mas a mulher já estava “alta”, levou-a à banheira e ali matou-a, ainda lembrava-se que no tapete dormia um gato.

O baixinho é a história de um senhor que completa cinqüenta anos, no dia de seu anivérsario planejou matar quem entrasse em seu apartamento, na espera relembra a infância, quando matava lagartixa e passarinho e passou a ter dó de porco e galinha, apanhava na rua e trancava-se em casa, sempre fora motivo de piada pela sua altura, relembrou as festas surpresa que já tinha ganhado, esperou, mas ninguém apareceu. Era o dia de seu anivérsario.

Bunda! Bumbum: Raimunda era bunduda e chamava a atenção, um dia deixou um vizinho entrar em casa, Bentevino vendo isso esperou por um crime por parte do marido, Mão-de-Pilão, no entanto nada aconteceu.

Vênus de Milo é a história de Dr.Plínio, um ex-juíz e sua esposa fiel, Sara, ele fica apenas lembrando o passado junto a sua fascinação por braços.

Dente de ouro: uma forte chuva causou um raio que matou os primos Jerônimo e Bento Matos, o irmão de um dos dois, João Batista, no dia da vigília pelos mortos buscou Benevides para retirar os quatro dentes de ouro de um dos falecidos, assim fez, saindo da casa pouco andou morreu por conta de um raio.

Nariz de gelo: narra apenas a visita de um rapaz a um necrotério e a descrição das coisas horríveis que lá viu.

Mindinho seu vizinho: um rapaz que depois de um roubo, como castigo, teve os dedos da mão direita arrancados e assim os empedimentos e a vergonha que tal desfalque lhe causava.

Pré-Tensão: numa reunião de família, onde muitos fumavam e os jovens usavam “brinquinho”, acontece um crime, e a polícia vem.

A morte ao vivo é divido em cenas que mostram um homem que morre acompanhado da série de informações fornecidas pela sua televisão ligada.

Ai-de, Ai-dos: em uma sala de espera de exames, todos que esperavam estavam absorvidos pela televisão, de tal forma que apenas um homem e uma menina notam a chegada de mais uma pessoa.

Faniquim: um homem rotineiramente trabalha durante o dia e sai às cinco e quarenta e cinco, Estela sempre o esperava, em determinado dia relembra de seu cão companheiro Faniquim e deseja não ter que sair Estela, mas como sempre vão a um barzinho e bebem chope.

A pequena morte de Martinha: esse narra um pequeno momento de recordação. Um irmão já casado e totalmente ocupado com os serviços do tribunal passa por um cemitéio no campo, pára, sua mulher espera no carro. Sozinho ele entra e busca o túmulo de sua irmã que morreu ainda jovem, vive recordações e depois vai embora.

Ciscos nos olhos: O homem estava lendo, era natal, aparece então à sua frente um menino ensangüentado, ele prefere não parar a leitura muitas vezes enterrompida, o menino fica imóvel desconcentra o homem que não cede, quando esse fecha a história o menino não estava mais lá.

Pré-amar e pré-amor: Helena, uma adolescente apaixonada por seu professor, Heitor, chama a atenção ao máximo. Pediu a ele uma entrevista, lhe falou com franqueza, ele iniciou um discurso e ela simplesmente foi e nunca voltou.

Peixe-mãe: fala sobre um homem que ficou rico e vivia em uma mansão, fato que nunca imaginara. Então lembra sua infância, quando sua mãe sumiu e ele nem percebeu, e criou-se sozinho na praia dos pescadores.

A caminho do antes: narra a ida de um homem para o escritório, no caminho vai fazendo da paisagem da cidade a paisagem antiga de quando ainda ali era campo.

Uma flor no meio do caminho: O pai sofre um derrame e não leva mais a vida de bebida e mulheres, fica na cadeira, em casa e paralítico, a mãe fica cuidando dele, ela aos nove anos fora trabalhar de doméstica-babá, aos quinze virou recepcionista, o escritório era tão escuro e não se acostumava com a claridade do lado de fora quando ia embora, por isso não viu o carro e por isso talvez não chegou em casa.

Boca mouca: Uma mulher que depois de mudar de número, telefone e CEP viu que tinha se esquecido de si mesmo no endereço antigo, então vai em busca dos amigos passados, Rita sua melhor amiga, descobriu, tinha se tornado surda e muda, e assim também reencontra a todos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rebeca Cabral