Topo
pesquisar
Em 21/05/2014 16h31, atualizado em 21/05/2014 16h36

Segurança da Informação

Profissões do Futuro

Profissional gerencia projetos de segurança da informação e avalia indicadores de risco para um sistema Por Rafael Batista
Domínio de informática é excencial para a profissão
Domínio de informática é excencial para a profissão
PUBLICIDADE

O conceito de Segurança da Informação está totalmente ligado com a noção de Segurança Informática ou Segurança de Computadores, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si. Algumas das características básicas do conceito de Segurança da Informação são os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

O curso de Segurança da Informação capacita profissionais para atuar como projetistas e administradores de métodos que assegurem a segurança da informação armazenada ou que trafegue pela rede. Uma das finalidades é proporcionar aos alunos uma compreensão apurada sobre as opções tecnológicas na área de segurança da informação, facilitando no momento de tomar decisões. 

A grade curricular do curso de Segurança da Informação alinha os conhecimentos específicos desenvolvidos ao longo dos estudos em três eixos fundamentais: Programação e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Redes e Projetos; e Gestão de Segurança em TI (Políticas, Legislação, Estratégias e Projetos).

Os acadêmicos ainda desenvolvem durante o curso um vasto entendimento dos alicerces e fundamentos das definições de segurança da informação. No decorrer dos estudos os alunos tomam conhecimento de ferramentas que são necessárias para atualização frente o aparecimento de novas tecnologias.

Mercado de Trabalho

A função do profissional de Segurança da Informação é manter os ambientes computacionais de hardware e software em pleno funcionamento, fazendo com que os dados da organização fiquem seguros e os sistemas estejam sempre disponíveis. Também é função desse profissional planejar, implantar, gerenciar e dar suporte a todos os serviços relacionados à segurança da informação dentro de uma empresa.

Um egresso do curso de Segurança da Informação pode atuar no mercado de trabalho como Analista de Segurança da Informação, lidando direto com análise de riscos e elaboração de políticas de segurança. O profissional também pode desempenhar a função de Auditor de Software, atuando na gestão de bancos de dados e sistemas de certificação e criptografia.

Também é competência um formado na área gerenciar projetos de segurança da informação, conduzir equipes de respostas a incidentes e avaliar indicadores de risco e conformidade. Consultor Especialista, Administrador de Redes e Perito em Segurança da Informação são outras possibilidades de atuação de um profissional de Segurança da Informação.

Importância da profissão

O planejamento, a implantação e a gestão da segurança da informação precisam de profissionais que estejam preparados para ocupar-se com as mudanças constantes na área da tecnologia da informação. Devido ao grande número de ameaças que rodeiam os sistemas, existe uma crescente demanda do mercado por especialistas na área de segurança da informação. Desde a concepção até a manutenção de bancos de dados ou infraestruturas de redes é necessário se preocupar e planejar ações para lidar com os riscos que o sistema pode estar exposto.
Salário: de R$ 2.500 a R$ 10.000

Duração: 3 anos (tecnológico)

Onde tem o curso: 

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IESB (Brasília), Unisaber (Ceilândia), Roga (Guará III), Faceb (Ceilândia) e Icesp/Promove (Guará I).
Goiás: Senac Goiás (Goiânia) e PUC-Goiás (Goiânia).
Mato Grosso: UniRondon (Cuiabá)

Região Nordeste
Pernambuco: FG (Jaboatão dos Guararapes), 

Região Sudeste
Espírito Santo: UCL (Serra).
Rio de Janeiro: Fiaa (Rio de Janeiro).
São Paulo: FMU (São Paulo), Estácio (Santo Amaro), FASBC (São Bernardo do Campo), FAT (São Bernardo do Campo), Fatec (Americana, Ourinhos, São Caetano do Sul e Campinas), Unicid (São Paulo) e Uninove (São Paulo).

Região Sul
Paraná
: Facecla (Campo Largo) e Fiaa (Foz do Iguaçu).
Rio Grande do Sul: FTSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul) e UniSinos (São Leopoldo).

  • Relacionados
O domínio dos aspectos sociais e do comportamento humano é uma das habilidades do profissional de Ciências do Consumo
Profissões do Futuro
Ciências do Consumo
Profissões do Futuro
Gestão de Segurança Privada
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola