Esporte

Por Gabriele Pires Alves

Capacitação para o exercício de atividades inerentes a competições esportivas
Capacitação para o exercício de atividades inerentes a competições esportivas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de graduação de Esporte tem como meta formar profissionais que atuam com o treinamento e a iniciação esportiva com equipe de alto nível, o que envolve preparação física, gerenciamento esportivo e organização de eventos na área de esportes.

É comum, entre aqueles que não conhecem a carreira, confundi-la com Educação Física, mas o graduando de Esportes tem uma percepção de tudo que se integra à prática esportiva. A visão holística não exclui ao profissional o conhecimento das técnicas e regras das diversas modalidades esportivas.

O mercado de trabalho está em franca evolução. Isso se deve, em parte, ao fato de o Brasil ter sido escalado para ser sede de importantes competições esportivas internacionais, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, impulsionado pelo pioneirismo dos Jogos Pan-Americanos em 2007, o que estimula a promoção do esporte.

Outro fator determinante para a ascensão do profissional de Esportes é o fortalecimento das equipes esportivas com a nova legislação e a ampliação do marketing esportivo, elemento positivo para que a organização de eventos seja um bom nicho de investimento.

As melhores ofertas de trabalho estão concentradas no Sul e Sudeste, onde há maior número de atletas, mas há demanda em todo o país. O profissional pode gerenciar times e equipes esportivas, definir políticas para o esporte em órgãos públicos, buscar patrocínio para equipes ou esportistas, organizar e promover torneios esportivos, reforçar a imagem de clubes e equipes perante o público, atuar como técnico ou preparador físico de atletas.

O curso de Esportes tem duração de quatro anos. A remuneração do profissional formado depende de fatores como carga horária, região e área de atuação. Para um recém-formado o mercado oferece, em média, R$ 1.500.

Desde o início do curso o estudante tem aulas de Psicologia do Esporte e Sociologia do Esporte. Após essa introdução é que são ministradas as matérias aplicadas, ou seja, as modalidades propriamente ditas, como basquetebol, voleibol, futebol núcleo. O núcleo básico contempla matérias como Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Biomecânica.

Instituições de ensino

Região Sudeste
São Paulo
: USP; Unicamp; Anhembi Morumbi; USM

Região Sul
Paraná
: UEL.
Rio Grande do Sul: Unisinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)