Engenharia Industrial Madeireira

Profissionais da área atuam no fortalecimento da responsabilidade ambiental necessária para o setor industrial da madeira.
Por Lucas Afonso

Engenheira Madeireira
O mercado de trabalho da Engenharia Industrial Madeireira é atrativo devido à escassez de profissionais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Engenharia Industrial Madeireira é a área responsável pelo gerenciamento da madeira nos processos industriais de seu uso e manutenção. É responsabilidade dos profissionais dessa área atuarem na otimização do processamento dessa matéria-prima, com a aplicação de inovações tecnológicas conscientes.

A madeira é um dos materiais mais utilizados da história da humanidade. Ou seja, a indústria que envolve os processos de uso dessa matéria-prima é um setor com grande influência econômica. O desafio diante disso é conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do meio ambiente. 

O Brasil possui uma das maiores reservas de madeira do planeta. Nesse sentido, o setor madeireiro, que representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, requer profissionais capacitados e qualificados para atuar na alta demanda da área. 

Compromisso ambiental

A relação próxima estabelecida com o meio ambiente faz da Engenharia Industrial Madeireira uma profissão do futuro. A responsabilidade em lidar com a madeira por meio de processos industriais sustentáveis e a aplicação desse material na realidade como em construções civis são tarefas primordiais a serem cumpridas pelo engenheiro industrial madeireiro.

O uso da madeira na construção civil tem crescido. A madeira “engenheirada” se tornou um elemento inovador, pois une a tecnologia com a sustentabilidade. Ela é processada industrialmente e utilizada na construção civil para substituir o concreto e o aço, por exemplo. 

A madeira engenheirada ou mass timber, como é conhecida internacionalmente, traz impactos muito positivos à natureza. Além de ser um material renovável, ela atua na redução das emissões de carbono. Para produzir um metro cúbico deste material, cerca de uma tonelada de gás carbônico (CO2) é capturada na atmosfera.

Isto é, a substituição aos materiais convencionais é uma alternativa sustentável, uma vez que nos demais elementos há a emissão de carbono e, com esse tipo de madeira, ocorre a captação de carbono.

Saiba mais sobre sustentabilidade na construção civil

Tópicos deste artigo

O curso

A formação em Engenharia Industrial Madeireira é recente no Brasil, sua primeira turma foi formada em 1999. O curso é de grau bacharelado e tem duração de cinco anos, divididos em dez períodos. O objetivo da graduação é formar profissionais para aplicarem conhecimentos da engenharia e gerenciar processos industriais que envolvem o uso da madeira. 

Ao longo da graduação, o estudante entrará em contato com conteúdos sobre a qualidade da madeira como matéria-prima, os processos de transformação, mecânica e produção, desenvolvimento de projetos e produtos, além de estudar conhecimentos nas áreas de administração, economia, marketing, comércio exterior, informática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de formação envolve o aprendizado de diversas habilidades como a proatividade, gerenciamento de projetos, senso crítico e inovador e a gestão ambiental relacionada aos processos industriais. Nesse sentido, o estudante desse curso deve estar informado diante das novidades deste setor, desenvolver suas habilidades de comunicação, bem como compreender as dinâmicas do mercado e das tecnologias envolvidas.

Algumas disciplinas do curso

  •  Anatomia da Madeira
  • Física
  • Cálculo
  • Química
  • Ecologia
  • Ciências dos Materiais
  • Termodinâmica
  • Mecânica dos fluidos
  • Construções em Madeira
  • Tecnologia da Celulose
  • Resistência dos Materiais
  • Indústria do Mobiliário
  • Controle Ambiental
  • Secagem da madeira
  • Produtos de Adesão e Colagem
  • Processos de corte em madeira
  • Serrarias
  • Produção de móveis
  • Sistemas de gestão ambiental

Mercado de trabalho

O mercado para o engenheiro industrial madeireiro é amplo e oferece oportunidades de trabalho principalmente nas regiões sul e sudeste por conta do número significativo de empresas do setor florestal. Os estados brasileiros que mais exportam madeira serrada e compensada são Santa Catarina e Paraná, já que concentram grandes áreas de plantio, o que provoca alta demanda de profissionais para atuarem nos processos produtivos. 

Os profissionais da Engenharia Industrial Madeireira são contratados para atuar também na indústria do papel. No Brasil, entre os estados que mais se destacam neste mercado, estão: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, os maiores exportadores de celulose do país.

Há uma preocupação crescente em questões ambientais com as quais as empresas estão se envolvendo. Por exemplo, a fabricação de móveis feitos de madeira ecológica, que exige a atuação profissional de engenheiros na produção destes produtos. 

A área da construção civil tende a empregar muitos engenheiros industriais madeireiros, uma vez que o uso da madeira tem se tornado cada vez mais comuns em diversos tipos de construções. 

Entre os locais de trabalho que este profissional pode atuar estão: empresas privadas florestais e madeireiras; empresas de construção civil; indústria de papel e celulose; órgãos públicos; institutos de pesquisa; instituições de ensino técnico e superior; bem como profissional liberal, seja enquanto consultor ou empreendedor. 

Áreas de atuação

O profissional formado poderá:

  • Atuar em segmentos industriais privados, em nível técnico de responsabilidade;

  • Atuar na construção civil;

  • Administrar finanças e automação de processos;

  • Utilizar técnicas de processamento mecânico de madeira;

  • Criar gestão para produção de celulose e papel, indústria de móveis, energia de biomassa, indústria química de tratamento da madeira e

  • Atuar no setor público, em institutos de pesquisa e universidades.

Onde cursar Engenharia Industrial Madeireira

Atualmente o curso de Engenharia Industrial Madeireira é ofertado em apenas quatro instituições públicas de ensino das regiões Sul e Sudeste:

São Paulo: Unesp
Espírito Santo: Ufes
Paraná: UFPR
Rio Grande do Sul: UFPel