Topo
pesquisar
Em 27/05/2014 08h50, atualizado em 27/05/2014 13h45

Educomunicação

Profissões do Futuro

O Educomunicador é o profissional que irá inserir de forma dinâmica técnicas da comunicação na aprendizagem. Por Letícia de Oliveira Januário
Educomunicadores trabalham com novas tecnologias
Educomunicadores trabalham com novas tecnologias
PUBLICIDADE

As novas mídias colocam em xeque os modelos tradicionais de ensino, ao ponto em que um dos problemas atuais da educação é dar sentido à profusão de informações em que estamos todos inseridos e não mais o simples acesso à informação, papel tradicional das escolas.

A Educomunicação é um campo de mediações da qual o educomunicador será um dos grandes responsáveis para mediar essas práticas e capacitar os professores para um novo método de ensino que enfatizará o processo do qual o aluno é sujeito da educação e o diálogo o protagonista do método de ensino.

O Educomunicador pode atuar em várias frentes de trabalho, sejam elas em escolas ou em equipes que desenvolvem projetos educacionais dentro ou fora das instituições ligadas à comunicação. O profissional estará sempre preparado para ser um gestor de comunicação no espaço educativo. 

A principal diferença entre um professor e um educomunicador é que o primeiro enfatiza apenas a transmissão de conteúdo, repetindo fórmulas e sínteses, enquanto o segundo mostra o processo que os meios midiáticos utilizam, formando cidadãos críticos, que compreendam e interfiram na realidade social, formando sujeitos ativos e participantes da sociedade. 

O educomunicador pode atuar também em veículos de mídia, órgãos públicos ou fazendo pesquisas no espaço acadêmico e nas organizações, investigando a relação entre educação, produção midiática, meios de comunicação e o público consumidor, além de estar preparado para lidar com as novas formas de graduação e estudo, como educação a distância (EaD).

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi a primeira instituição de ensino superior do País a ministrar o curso de Comunicação Social com habilitação e Educomunicação. O curso tem duração de quatro anos e possui matérias como Tecnologia na Educação, Educação da Era Digital, Busca da Construção do Conhecimento e Comunicação. O curso também existe na Universidade de São Paulo (USP).

Salário inicial: cerca de R$ 1.600

Onde tem o curso:
UFCG (Campina Grande/PB)
USP (São Paulo/SP)

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola