Topo
pesquisar
Em 12/09/2016 17h37, atualizado em 13/09/2016 12h29

Saiba se você tem vocação para os cursos de exatas

Orientação Vocacional

Aptidão para cursos de exatas vai além da facilidade com disciplinas como Física e Matemática Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Diferentes fatores são levados em conta na hora de escolher um curso superior. Apesar de ser uma decisão que reúne vários prós e contras, um aspecto costuma se destacar no momento em que o estudante decide qual faculdade fazer: a aptidão em uma área do conhecimento. 

Embora complexa, a área de exatas conta com cursos muito disputados nos vestibulares e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como é o caso das Engenharias e profissões ligadas à Tecnologia e Computação. Muitos estudantes desejam entrar nestas graduações, mas não sentem segurança para decidir se esse é o caminho a ser seguido por causa de uma dúvida: será que levo jeito para exatas?

Vocação

O professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em São Carlos, ressalta que gostar de disciplinas como Física e Matemática nem sempre determina uma habilidade para a área de exatas, já que a escolha envolve diversos outros fatores. Mesmo assim, a preferência por essas matérias pode auxiliar na decisão. 

Confira algumas características presentes em quem tem aptidão para a área de Exatas, segundo o professor Thiago:

  • Bom raciocínio lógico;
  • Pensamento rápido;
  • Saber lidar com problemas complexos;
  • Facilidade para trabalhar com conceitos e modelos abstratos;
  • Gostar de aprender;
  • Facilidade com outras áreas. 

Escolha do curso

Se você se identificou com as características citadas pelo professor, saiba que existe uma infinidade de cursos com foco nas exatas. O mercado atual é promissor para profissionais de Engenharia e de Tecnologia, mas essas não são as únicas opções. Conheça diferentes possibilidades aqui

Antes de escolher o curso, o professor da USP aconselha que o estudante pesquise sobre as características da graduação, como é a grade curricular e as principais disciplinas e como é o mercado de trabalho e as possibilidades da profissão.

Dicas de estudo

Se preparar para o vestibular ou Enem não é uma coisa a ser feita na véspera das provas. Thiago destaca que é importante criar o hábito de estudar ao longo do ensino médio. “Essa regularidade gera um rendimento maior durante as aulas; diminui a ansiedade do aluno; deixa o estudante mais confiante e, consequentemente, resulta em um melhor desempenho nos processos seletivos”, afirma. 

O professor da USP lembra que os vestibulares de exatas costumam atribuir maior peso às provas de Matemática. Pensando nisso, Thiago dá dicas para um bom desempenho na disciplina. Veja!

- > Tente entender a utilidade da Matemática na prática: “mais do que decorar fórmulas e estratégias de resolução de exercícios, tente enxergar a utilidade daquilo e a lógica envolvida”.
- > Monte grupos de estudos: “estudar com alunos com que se tem afinidade também ajuda, pois o estudo colaborativo rende mais e é mais prazeroso”. 
- > Aproveite da melhor maneira a aula: esse conselho vale para todos os níveis da educação, desde o adolescente até o universitário, já que prestar atenção na aula, tirar dúvidas sobre o conteúdo e praticar os conceitos propostos estimulam o aprendizado. 
- > Participe de competições escolares: as olimpíadas escolares despertam a curiosidade do aluno, apresentam novos conteúdos e diferentes maneiras para se abordar os temas, permite a prática dos assuntos vistos nas disciplinas e reúne alunos com um mesmo propósito. Além disso, algumas instituições dão bônus para quem participa de competições e oferecem oportunidades para quem se destaca. 

Estude no Brasil Escola

Intensifique sua rotina de estudos com o Brasil Escola. Aqui você encontra simulados, vídeoaulas gratuitas, correções comentadas, provas de edições anteriores do Enem e vestibulares para poder treinar, exercícios e dicas

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola