Gosto de Ciências da Saúde. Qual curso eu faço?

Confira as características de 10 cursos de Ciências da Saúde e veja qual se encaixa melhor no seu perfil.
Por Wanja Borges

Profissionais da saúde costumam trabalhar de forma integrada
Profissionais da saúde costumam trabalhar de forma integrada
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Diretamente relacionada com a vida, saúde e doença, a área de estudo Ciências da Saúde atrai muitos vestibulandos, mas que muitas vezes não sabem exatamente qual curso escolher. Normalmente, eles se identificam com a área porque gostam de disciplinas como biologia e química ou se interessam pelas profissões que lidam diretamente com o cuidado aos indivíduos e populações, sejam humanas ou animais. 

A maioria opta por Medicina, o curso mais disputado do país, por sua fama e prestígio social, contudo, esquecem de analisar se existem outras possibilidades de cursos na mesma área que se encaixam no seu perfil. Existem algumas similaridades que podem ser encontradas em todos os cursos, como a necessidade de aperfeiçoamento constante. Por outro lado, cada um deles também apresenta suas especificidades. 

A seguir, detalhamos o perfil do estudante e profissional de 10 cursos da área de Ciências da Saúde para auxiliá-lo na escolha. Confira:

Medicina

O curso tem duração de seis anos e é ministrado em período integral, portanto, o estudante interessado em prestar Vestibular para Medicina deve ter disposição, disciplina e determinação, principalmente porque os estudos não param por aí. Após a conclusão da graduação, há a residência médica, cuja duração é de dois a cinco anos, e os estudos contínuos para se atualizar sobre as novidades do mercado. Também é preciso saber lidar com sangue e cadáveres, tão presentes nas aulas práticas. O médico também precisa ter equilíbrio emocional para lidar com a dor dos pacientes e, o mais complicado, a morte. Por isso, aspectos como solidariedade, carisma, equilíbrio emocional e vontade de ajudar o próximo são fundamentais. Acima de tudo, é necessário ter vocação.

Medicina Veterinária

Ao contrário do que muitos pensam, gostar de animais não basta para escolher o curso de Medicina Veterinária. Saber se relacionar e conversar com humanos também é fundamental, já que o profissional terá que lidar muitas vezes e de forma harmoniosa com o dono do bicho ou até mesmo poderá atuar em áreas cujo foco é o bem-estar da comunidade. O estudante também precisa saber equilibrar a paixão que sente, já que, como um médico, vai se deparar com ferimentos, tratamentos difíceis e delicados e até com casos em que a eutanásia é necessária. Portanto, sensibilidade, habilidade manual e equilíbrio emocional são muito importantes para atuar no segmento. A atualização constante também é um pré-requisito. 

Enfermagem

Basicamente, o profissional de Enfermagem atua como um elo entre pacientes, familiares e profissionais da saúde, portanto, tratar bem as pessoas, saber trabalhar em equipe e estabelecer uma relação de confiança com os envolvidos são preceitos fundamentais. Além disso, proatividade para tomar iniciativas e decisões, discrição, hospitalidade, solidariedade e dedicação também são importantes, bem como o comprometimento com a saúde e o bem-estar do ser humano. Para lidar com a intensa rotina, é preciso, ainda, disposição, dinamicidade e responsabilidade. Por outro lado, vale ressaltar que além da humanização e individualização do atendimento, os estudantes precisam também agregar muito conhecimento ao trabalho. 

Biomedicina

O curso de Biomedicina ou Ciências Biomédicas é uma ótima opção para os estudantes que se identificam com a área da saúde, mas procuram uma graduação que não seja tão longa, já que sua duração é de normalmente quatro anos, não queiram atuar diretamente com o paciente e, principalmente, gostam do segmento de pesquisa. Além de gostar da área de ciências biológicas e ter conhecimento em exatas, o estudante não pode ter receio em lidar com amostras contaminadas, já que é uma das atuações do profissional. Seriedade, curiosidade, concentração, trabalho em equipe, atenção aos detalhes, dedicação, rapidez e eficiência também são fundamentais, principalmente para os exames laboratoriais e análises clínicas.

Odontologia

A habilidade manual e a coordenação motora são características fundamentais para o estudante que deseja prestar Vestibular para Odontologia e exercer a profissão de dentista. Além disso, é aconselhável gostar de biologia e ter sensibilidade estética, meticulosidade, organização, higiene, concentração, perfeccionismo e responsabilidade. Por ser uma carreira científica, o constante aperfeiçoamento também é necessário. E nem só de técnica vive o odontólogo. Também é preciso saber se relacionar com pessoas, já que eles convivem com pacientes antes das bocas e dentes, e entender um pouco de administração, gestão de pessoas, finanças e empreendimento, para os que optam em montar o próprio consultório. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nutrição

A Nutrição é uma boa opção para estudantes que gostam de Biologia, Química e Anatomia e se identificam com as áreas de saúde e alimentação. Curiosidade em estudar os alimentos e seu destino no organismo e interesse em aliar alimentação saudável com sabor também são importantes. Ao contrário do que muitos pensam, para ser nutricionista não é preciso saber cozinhar, basta conhecer as características dos alimentos. Comunicação, comprometimento, paciência, iniciativa e empreendedorismo também são primordiais para a relação com a variedade de pacientes e o trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida.

Fonoaudiologia

Mesmo sendo um curso da área de Ciências da Saúde, a Fonoaudiologia agrada os estudantes que gostam de comunicação e educação, já que o profissional atua na prevenção, intervenção e reabilitação das alterações de linguagem oral e escrita, de fala, de audição, de fluência, de voz e de motricidade orofacial. Como o fonoaudiólogo lida diretamente com as pessoas, muitas vezes com deficiências, é preciso de um bom relacionamento interpessoal, paciência, criatividade, sensibilidade, atenção, perseverança e saber entender as dificuldades e motivar para alcançar os resultados. Saber trabalhar em equipe também é importante já que muitas vezes o seu trabalho é realizado em parceria com outras especialidades. 

Fisioterapia

Gostar de trabalhar com as mãos e estar preparado para lidar com a dor dos pacientes são algumas das principais características do profissional em Fisioterapia. Como ele atua na lesão e com a reabilitação de pessoas, empatia, solidariedade, compreensão, iniciativa, habilidade manual e coordenação motora também são importantes. É recomendável, ainda, ter noções de biologia e física, interesse nos estudos do corpo humano e, principalmente, paciência, já que a recuperação do paciente é lenta, na maioria das vezes. Saber passar confiança para o paciente também é primordial. Segundo profissionais da área, a maior recompensa do fisioterapeuta é ver os avanços despercebidos por cirurgias, por exemplo, e presenciar a superação dos limites das pessoas.

Educação Física

Apesar de atuar na promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais, o estudante de Educação Física não precisa ter um bom condicionamento físico ou ser um atleta, contudo, saber a importância dos exercícios físicos e de hábitos saudáveis é primordial. Dinamicidade, comprometimento, espírito de liderança, paciência, clareza e objetividade também são importantes, principalmente para estabelecer os planos e explicar aos clientes os exercícios que devem ser realizados. Isso demonstra também a necessidade de conhecer o funcionamento do corpo humano e de saber lidar com o público.

Farmácia

Apesar de integrar os cursos da área de Ciências da Saúde, o curso de Farmácia também agrada os estudantes que gostam de cálculo, matemática e física (além de biologia, química e fisiologia) e se interessam pela área de laboratório. Gostar de ler, estudar fórmulas e fazer pesquisas também são importantes, bem como ter habilidade manual, boa visão e olfato e atenção aos detalhes. Ética, responsabilidade, humanidade, espírito investigativo, dedicação, disciplina, organização e habilidade manual são outras características fundamentais para o exercício da profissão. Além disso, é importante se manter atualizado sobre as novidades da ciência, leis e exigências da vigilância sanitária.