Gosto de Ciências Biológicas. Qual curso eu faço?

Estudantes que se identificam com as matérias de Biologia e Química podem se formar em um dos cursos da área de Ciências Biológicas
Por Wanja Borges

Os cursos de Ciências Biológicas estudam a vida em suas formas e evoluções.
Os cursos de Ciências Biológicas estudam a vida em suas formas e evoluções.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Conhecida como a área que classifica e estuda a vida em todas as suas formas e evoluções, as Ciências Biológicas contam com carreiras com amplo campo de atuação e, portanto, atraem muitos estudantes que se identificam com as disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia e Química, no Ensino Médio.

Contudo, a variedade de opções, inclusive com grandes semelhanças, causa uma certa confusão para os vestibulandos na hora de escolher o curso que se encaixa melhor no seu perfil. A área de Ciências da Saúde, por exemplo, também conta com dezenas de cursos que estão diretamente relacionados às Biológicas.

Com o objetivo de auxiliar o estudante na sua escolha, o Vestibular Brasil Escola apresenta as principais características e o perfil dos graduandos e profissionais de sete cursos deste segmento. Confira: 

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas ou Biologia agrada os estudantes que gostam de ciências, da natureza e, ainda, das práticas de laboratório e pesquisa. Contudo, mais do que se identificar com plantas e animais, também é preciso se interessar pela espécie humana e por disciplinas como química, física e até matemática. O domínio básico do inglês é recomendável para ler e entender artigos e publicações científicas internacionais. Além disso, características como proatividade, empreendedorismo, curiosidade, observação e boa memória também são primordiais.

Biologia Marinha

Os estudantes que se identificam com o trabalho ao ar livre, especialmente no ambiente aquático, podem ver a Biologia Marinha como uma ótima opção. Espírito aventureiro, curiosidade, meticulosidade e iniciativa são algumas das características fundamentais para estudar os seres vivos que habitam as águas e toda sua biodiversidade. O conhecimento em oceanografia, domínio da legislação ambiental e interesse pelo segmento de pesquisa são recomendáveis para interessados na graduração.

Ciências Ambientais

Ciências Ambientais é uma boa opção para estudantes que gostam, ao mesmo tempo, de ciências naturais (física, química e biologia) e de ciências sociais (economia, política e antropologia), já que o curso possui abordagem multidisciplinar. A graduação nessa área também contempla os que gostam das áreas de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e solução para os problemas ambientais, e possuem habilidade com recursos tecnológicos, pois atuarão com imagens de satélite, fotografias aéreas, dentre outras tecnologias. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ecologia

Já o curso de Ecologia é voltado para os estudantes que preferem estudar o meio ambiente com foco nos aspectos biológicos e nas relações entre o homem e a natureza, tendo em vista a preservação dos recursos naturais. Nas aulas práticas, eles aprenderão a fazer análises biológicas e químicas e a manipular medidores de dados ambientais. Para isso, é preciso ter uma boa capacidade de análise e observação, curiosidade, pensamento científico, conhecimento em outros idiomas, noção de administração e contabilidade e muita leitura, inclusive sobre legislação ambiental. 

Genética

Além de capacidade de observação apurada e cautela, o estudante interessado no curso de Genética deve simpatizar com o segmento da pesquisa, saber se comunicar, trabalhar em equipe ou de forma independente, quando necessário, e gostar de descobrir coisas novas. O curso agrada também os que gostam de biologia molecular e novas tecnologias e, ainda, os que preferem trabalhos de bancada. O geneticista pode atuar na pesquisa de animais, plantas, bactérias ou vírus, portanto, é imprescindível manter-se atualizado sobre a evolução das técnicas e conhecimentos relacionados à área.

Zoologia

Gostar de cuidar de animais é fundamental para ser um bom profissional de Zoologia, mas não é tudo. O estudante que deseja prestar vestibular para Zoologia precisa se interessar em estudar o comportamento, a alimentação e sua relação com outros bichos e com o meio ambiente. De forma geral, o curso estuda os animais em todos os seus aspectos. Portanto, além de se identificar com o segmento de pesquisa, é preciso senso de investigação, dinamicidade, curiosidade, ler e estudar bastante e, ainda, ter disposição para frequentar o habitat dos animais que decidiu estudar.

Zootecnia

Zootecnia é uma boa opção para estudantes que gostam de cuidar de animais, mas não se identificam com a parte clínica e preferem o campo ou áreas ligadas à nutrição, alimentação e administração. O curso também agrada os que preferem trabalhar com produção animal em vez de  doenças, e possuem perfil empreendedor. Além de habilidade com ciências exatas, é recomendável que o profissional tenha raciocínio espacial, aptidão mecânica, habilidade numérica, interesse por atividades científicas, pró-atividade e saiba trabalhar em equipe.