As diferentes possibilidades oferecidas pelo Bacharelado Interdisciplinar

Cursos interdisciplinares são boas opções para quem está em dúvida sobre que carreira seguir
Por Lorraine Vilela Campos

O bacharelado interdisciplinar dá ao estudante uma formação ampla e diversificada
O bacharelado interdisciplinar dá ao estudante uma formação ampla e diversificada
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Muitos estudantes saem do ensino médio sem decidir que curso superior pretendem fazer, o que as vezes impossibilita a participação em um vestibular e até atrasa o ingresso no ensino superior. Alguns acabam cedendo à pressão dos pais, enquanto outros buscam conhecer mais sobre as áreas de conhecimento (exatas, humanas ou biológicas), procurando uma afinidade com alguma graduação. 

Esses estudantes indecisos podem encontrar resposta no Bacharelado Interdisciplinar (BI). Ainda pouco oferecido no país, mas com perspectiva de crescimento nos próximos anos, essa modalidade de curso superior tem caráter amplo e possibilita ao universitário o conhecimento de disciplinas de diferentes graduações, trazendo uma grade curricular mais diversificada e que permite ao aluno entender mais sobre várias profissões sem a necessidade da especialização já no início da vida acadêmica. 

O BI é semelhante ao modelo de ingresso ao ensino superior empregado em outros países. Como os estudantes estão saindo do ensino médio cada vez mais cedo, explorar as particularidades de diferentes graduações e ter um maior "diálogo" entre diversas disciplinas é uma boa opção de amadurecimento dos objetivos profissionais dos acadêmicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aluno não ingressa em um curso específico da universidade, apenas monta sua grande com aulas da área de conhecimento escolhida, mas de maneira interdisciplinar. A diferença é que no BI o estudante precisa escolher uma grande área no vestibular. 

O Bacharelado

O BI é uma modalidade que oferece cursos de curta duração, variando entre dois anos e meio até três, cujas principais modalidades são Ciências e Humanidades (BICH) e Ciências e Tecnologia (BICT), sendo a segunda a mais comum nas universidades federais. O estudante que conclui o Bacharelado Interdisciplinar já sai preparado, e diplomado, para atuação no mercado de trabalho. No entanto, caso haja o desejo por um diploma mais específico, as universidades costumam oferecer uma complementação, chamada de segundo ciclo, a qual pode variar de dois a três anos.

O estímulo à iniciação científica ainda durante a faculdade é uma característica bem definida das áreas do BI, pois o caráter interdisciplinar dos cursos facilita a pesquisa acadêmica e o conhecimento sobre os aspectos de diferentes graduações, uma dificuldade que é enfrentada por muitos universitários de licenciaturas ou bacharelados específicos. 

Veja também: Qual a diferença entre Licenciatura e Bacharelado?

Para o BICH, o segundo ciclo é composto por cursos como Ciências Sociais, Ciências da Religião ou Teologia e Filosofia. Já para o BICT, as ofertas estão ligadas a cursos como Física, Química, Matemática e algumas modalidades de Engenharias. A oferta da complementação varia conforme a universidade, assim como o tempo de duração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça diversos cursos no Guia de Profissões

Além dos dois tipos mais ofertados, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por exemplo, oferece os BI em Artes e Saúde, cuja última modalidade também é oferecida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A instituição do Pará também possui os Bacharelados Interdisciplinares em Ciências Biológicas e Conservação, Ciências da Terra, Ciências e Tecnologia das Águas e Ciências Agrárias (curso que pode também conter a adição de Recursos Florestais/ Produção Vegetal/ Produção Animal/ Produtos Naturais). 

Na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) todos os estudantes se matriculam em bacharelados ou licenciaturas insterdisciplinares, chamados de Primeiro Ciclo. A UFSB possui bacharelado interdisciplinar em Artes, Ciências, Humanidades e Saúde.

Veja abaixo alguns bacharelados interdisciplinares:

Bacharelado Interdisciplinar Segundo Ciclo
Ciências e Humanidades  Ciências Sociais
Teologia ou Ciências da Religião
Filosofia
Antropologia
Turismo
Ciências e Tecnologia Matemática
Física
Química
Engenharias (algumas modalidades)
Ciências Agrárias Ciências Agrárias
Engenharia Florestal
Agronomia
Biotecnologia
Ciências da Terra Geologia 
Ciências Atmosféricas 
Geofísica
Ciências e Tecnologia das Águas Ciências Biológicas (bacharelado)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) também oferece cursos baseados na interdisciplinaridade, mas que não são Bacharelados Interdisciplinares. As graduações como Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade e Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química são opções para quem pretende estudar algo mais amplo dentro das profissões desejadas. 

Mercado de Trabalho

O profissional que conclui um BI está apto para atuar em diferentes áreas, desde que não haja a exigência de formação específica. 

Para o setor de Ciências e Tecnologia o mercado é composto por empresas privadas, órgãos públicos, consultorias e demais serviços que exijam conhecimento tecnológico e estatístico, por exemplo. 

Quem possui formação em Ciências e Humanidades tem a possibilidade de trabalhar com empreendimentos culturais, instituições de ensino, além do ramo da pesquisa acadêmica/científica. Esse tipo de curso é uma boa opção para quem deseja prestar concursos públicos para nível superior, pois prepara o estudante do ponto de vista teórico e prático.

Universidades Federais que oferecem o Bacharelado Interdisciplinar
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)