14 profissões para quem gosta de viajar

Unir os gostos pessoais na hora de escolher o curso superior pode significar sucesso profissional.
Por Rafael Batista

Em alguns casos, a obrigação de trabalhar pode ser associada ao prazer para quem gosta de viajar.
Em alguns casos, a obrigação de trabalhar pode ser associada ao prazer para quem gosta de viajar.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O momento de escolher o curso superior pode gerar dúvida na vida do estudante, mas existem algumas dicas que podem simplificar na hora de fazer esta opção tão importante. Um primeiro passo é pensar nas próprias habilidades e gostos e associar com as opções de carreira.

Veja: Sete dicas para escolher uma carreira

A grande vantagem de unir as preferências pessoais com a profissão é que, nos momentos de trabalho, você pode fazer aquilo que muitos fazem na hora do lazer. Viajar é um exemplo do quanto o trabalho pode ser prazeroso e, se este é o seu hobby, preparamos uma lista com algumas profissões para quem gosta de viagens.

Tópicos deste artigo

Turismo

Guia Turístico
Atuar como Guia Turístico exige conhecer diversas opções de roteiros.
Crédito: Shanti Hesse

Escolher o curso de Turismo parece bem vantajoso para quem gosta de viajar. Apesar de não ter uma vida apenas de lazer, os profissionais desta área precisam conhecer bem diversos destinos, opções de hospedagem, roteiros e eventos para quem deseja programar itinerários de passeio por meio das agências de viagem.

Relações Internacionais

Já o profissional de Relações Internacionais atua em contato direto com instituições de outros países, seja nas grandes empresas da iniciativa privada, em consulados ou embaixadas. O planejamento de ações diplomáticas atribuem ao internacionalista a obrigação de viajar e ter contato com representantes de outros países.

Comércio Exterior

Há algumas possibilidades para atuação profissional junto ao comércio internacional, como o Tecnólogo em Comércio Exterior. Neste caso, o profissional deve conhecer bem as tendências de mercado mundial e as possibilidades para a atuação de determinada empresa. Como consequência desta tarefa, as viagens a trabalho facilitam a vida de quem atua na área.

Ciências Aeronáuticas

Aviação
Quem escolhe ser profissional da aviação está constantemente realizando viagens a trabalho.

Podendo operar nas grandes viagens, a bordo de voos nacionais e internacionais, o profissional de Ciências Aeronáuticas atua como Comandante (Piloto) ou Co-piloto das empresas de aviação. Além disso, a possibilidade de ser piloto particular, trabalhando em trajetos menores, faz com que este emprego proporcione muitas viagens ao profissional.

Tradutor e Intérprete

A obrigação de fazer viagens internacionais, principalmente a negócios, muitas vezes gera a necessidade de um profissional que conheça com fluência o outro idioma. Neste cenário se destaca o Tradutor e Intérprete, que é o responsável por minimizar as barreiras impostas pela língua. Além de atuar em seu próprio país, dando suporte a turistas estrangeiros, o Tradutor também pode acompanhar executivos e políticos em viagens internacionais.

Letras

Seguindo as oportunidades oferecidas no mercado para Tradução e Interpretação, o profissional formado em Letras também pode atuar no mesmo sentido, neste caso oferecendo formação para quem deseja falar outro idioma. Os serviços podem ser prestados de forma autônoma ou em escolas de línguas, que carecem de trabalhadores desta área.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arqueologia

Arqueologia
As atividades de um Arqueólogo demandam muita dedicação em pesquisas realizadas em sítios arqueológicos.
Crédito: Patricia Hofmeester

Algumas atividades técnicas exigem que os profissionais estejam em contato com objetos de pesquisas, fazendo com o que o responsável visite diversos lugares para concluir seus trabalhos. Com o Arqueólogo é assim, as visitas aos diversos sítios arqueológicos é que auxiliam no minucioso trabalho de investigação do passado a partir de vestígios deixados por sociedades antigas.

Geologia

As atribuições da Geologia também colocam o profissional da área em contato com o campo de pesquisa. O Geólogo é responsável por investigar as causas e consequências das forças naturais, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Além disso, é função deste profissional elaborar relatórios de impacto ambiental para grandes obras, como túneis, barragens e usinas, entre outros.

Biologia

Um outro profissional que também viaja, principalmente para realizar pesquisas científicas, é o Biólogo. O estudo, análise e classificação dos seres vivos, função das Ciências Biológicas, justificam a necessidade de estar em campo para realizar o trabalho. Esse tipo de pesquisa é feita em parques, florestas, lagos e mares.

Oceanografia

O estudo da biodiversidade marinha e das características de rios, lagos e oceanos, atribuída ao Oceanógrafo, é outra prática que implica no desempenho de atividades in loco. Desta forma, o profissional do ramo deve visitar com frequência regiões que abrigam essas extensões de água, principalmente em cidades litorâneas.

Moda

Moda
Viajar para acompanhar as tendências da moda é essencial para a profissão.
Crédito: Featureflash Photo Agency

Diante das necessidades de seguir as tendências ditadas no mercado mundial e de atualizar o processo de criação, com influências de culturas de diversos lugares, o Designer de Moda está sempre em contato com os principais acontecimentos desta área. Participar de semanas da moda em diversos locais é fundamental para o enriquecimento profissional.

Jornalismo

O Jornalista também inclui em seu ofício algumas viagens, seja para a cobertura de grandes fatos, produção de reportagens especiais ou na assessoria de imprensa de pessoas públicas. Os profissionais que atuam como correspondentes internacionais ou em sucursais dos veículos de comunicação também estão sempre viajando para realizar seus trabalhos.

Fotografia

Há ainda os profissionais da Fotografia que, além de realizar trabalhos independentes, por vezes integram expedições de pesquisa e cobertura de algumas das atividades executadas pelos jornalistas. O Tecnólogo em Fotografia pode realizar registros para documentação de processos judiciais e empreender trabalhos autônomos para exposições culturais, entre outras funções.

Eventos

Por fim, alguns profissionais viajam por ocasião, seja para realização, cobertura ou divulgação de eventos. É o caso do Tecnólogo em Eventos que, além de preparar grandes reuniões, deve manter contatos com pessoas da área para facilitar os seus empreendimentos. Sendo assim, a rotina de quem produz eventos deve incluir a visita a formalidades de diversos setores.