XII Vestibular dos Povos Indígenas abre as inscrições no Paraná

Vagas são para a UFPR e as sete universidades estaduais; prazo vai até outubro.
Em 12/09/2012 11h11 , atualizado em 12/09/2012 16h51 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 12 de setembro, iniciam as inscrições para o XII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Elas serão recebidas até 12 de outubro. São oferecidas 06 vagas em cada uma das sete universidades estaduais e 10 na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Todas as vagas são excedentes daquelas disponibilizadas nos processos seletivos tradicionais das instituições. Para os postos ofertados na UFPR podem se candidatar índios de todo o país, já as carteiras oferecidas nas instituições estaduais se destinam à comunidade indígena do Paraná.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por aqueles que concluíram o Ensino Médio e não possuem o superior. Para se candidatar é preciso entregar, das 8h às 11h e das 14h às 17h em dias úteis, nas localidades listados no artigo 6 deste Edital a seguinte documentação:

- Cópia da Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carta de Recomendação assinada pelo cacique da comunidade (ou por representante da Funai) à qual pertence o candidato, em que conste sua etnia;
- Ficha de Inscrição;
- Questionário Socioeducacional;
- Carta de Recomendação da Funai, no caso de candidato indígena residente em área urbana (somente para candidatos às vagas da UFPR).

Os documentos também podem ser enviados, via correios e com aviso de recebimento, para o Núcleo de Concursos da UFPR, no endereço: Rua dos Funcionários, 1540 - Campus I (Agrárias) – Juvevê – CEP: 80.035-050 – Curitiba – PR. Até 31 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas.

Processo Seletivo

Nos dias 13 e 14 de dezembro acontecerão as provas, somente na cidade de Curitiba. No primeiro dia ocorrerá um teste oral de Língua Portuguesa, enquanto no segundo os vestibulandos deverão elaborar uma redação e responder 40 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos do Ensino Médio.

Todos os exames orais serão realizados na UniBrasil, localizada na Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã. Porém o ensalamento deste dia e os locais das provas do segundo ainda serão informados. O resultado final será liberado até 11 de janeiro de 2013.

Mais informações no Manual do Candidato ou pelo telefone (41) 3313-8800.

Por Dayse Luan