Topo
pesquisar
Em 26/10/2011 17h24, atualizado em 26/10/2011 17h34

Veja as questões do Enem 2011 que supostamente vazaram

Notícias

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Brasil Escola teve acesso às imagens das questões das apostilas do Colégio Christus, de Fortaleza, que supostamente vazaram do banco de questões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Pelo menos 11 perguntas são idênticas as dos cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, além do tema da redação também ser sobre redes sociais.

Considerando os cadernos de provas da cor azul do primeiro e do segundo dia, as questões idênticas são as de número 30, 36, 49, 50, 56, 70, 87, 148, 151, 176 e 179. Clicando nos links abaixo é possível visualizar uma comparação entre as questões do Colégio Christus e as do Enem 2011.

Questão 30                Questão 36
Questão 49                Questão 50
Questão 56                Questão 70
Questão 87                Questão 148
Questão 151              Questão 176
Questão 179

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, o Colégio Christus divulgou uma nota de esclarecimento sobre o suposto vazamento. Segundo a nota, os estudantes do colégio podem ter inserido as questões na base de dados da escola, depois de terem participado de um pré-teste realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Na nota consta, ainda, que as questões da base de dados do colégio provêm de diversas outras fontes, como internet, simulados, fóruns de discussão e mídias sociais. Em relação ao tema da redação, o Colégio Christus afirma que sua proposta abordou a capacidade das redes sociais na mobilização popular, enquanto a do Enem abordou as redes sociais considerando os limites entre o público e o privado.

De acordo com MEC, os alunos do Colégio Christus realmente participaram de um pré-teste, mas eles não podem levar o caderno de questões. O ministério já acionou a Polícia Federal para apurar o caso e, caso seja constatado o vazamento, irá cancelar as provas dos 639 alunos do colégio de Fortaleza.

Entenda o caso

Ontem, dia 25, estudantes de Fortaleza procuraram Ministério Público Federal do Ceará para denunciar que um simulado aplicado pelo Colégio Christus há algumas semanas havia questões iguais ao do exame. Hoje, um estudante dessa escola postou no seu Facebook as imagens dessas questões.

O procurador da República Oscar Costa Filho constatou a irregularidade ao comprovar a existência de 13 questões idênticas. Ao saber do caso, o MPF do Ceará disse que irá encaminhar uma recomendação ao MEC para anulação do Enem 2011.

Veja também:
Gabaritos oficiais do Enem 2011
25/10 - Textos longos é a principal reclamação de quem fez o Enem 2011

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola