USP cria bônus para candidatos negros, pardos e indígenas da rede pública

Meta é ter 50% das vagas ocupadas por estudantes oriundos de escolas públicas até 2018.
Em 03/07/2013 13h55 , atualizado em 05/07/2013 14h22 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo, através do Conselho Universitário, aprovou a criação de um bônus de 5% na pontuação dos candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas que cursaram integralmente o ensino básico em escolas públicas. A medida vale a partir do Vestibular Fuvest 2014.

Houve também mudança na bonificação do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). A bonificação para os candidatos que estudaram o ensino médio em escola pública aumentou de 8% para 12%. Já o bônus para quem estudou o ensino fundamental e o ensino médio integralmente na rede pública passou de 8% para 15%.

O conselho aumentou, ainda, a bonificação concedida pelo Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp). O bônus para o candidato que cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública e o segundo e terceiro anos do ensino médio em escolas públicas aumentou de 15% para 20%. As inscrições para o Pasusp serão abertas amanhã, dia 04.

O bônus no Pasusp depende do desempenho na primeira fase do vestibular da Fuvest. Para conseguir a bonificação máxima, o candidato precisa acertar 40 ou mais questões (do total de 90) quando estiver no 2º ano do ensino médio e acima de 60 questões, no 3º ano. Assim, negros, pardos e indígenas que conseguirem esse desempenho ganharão um bônus de 25%.

Candidato Bonificação
Inclusp Ensino Médio - aluno que cursou ou esteja cursando ensino médio em escola pública Até 12%
Inclusp Ensino Básico - aluno que cursou ensino fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública. Até 15%
PASUSP - candidato que cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública e que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. Até 20%
Bônus PPI –EB: candidato inscrito no vestibular na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararem pretos, pardos e indígenas. Até 5%

A mudança no bônus para candidatos de escolas públicas é uma das ações adotadas pela USP para que 50% das suas vagas sejam ocupadas por estudantes oriundos da rede pública, até 2018. A meta também foi aprovada ontem pelo Conselho Universitário. As outras ações são: a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa Embaixadores USP e a ampliação dos locais de prova do vestibular.

Dos 50% oriundos de escolas estaduais, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o índice verificado pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente é de 35%. A meta é similar ao que propõe a chamada Lei das Cotas das universidades e institutos federais.

Em abril, o Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) deliberou ser favorável ao índice de 50% das vagas ocupadas por estudantes da rede pública. No caso da Unesp, a intenção é aplicar a meta de forma gradativa a partir do Vestibular 2014, começando com 35% no primeiro ano; 43% no segundo ano; chegando aos 50% no terceiro ano, ou seja, no Vestibular 2016.

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil