Unicamp inicia 2ª fase do seu Vestibular 2016 neste domingo (17)

Mais de 15 mil candidatos devem participar das provas, que seguem até terça-feira, 19, das 13h às 17h.
Em 17/01/2016 00h05 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Começa hoje, 17 de janeiro, a segunda fase do Vestibular 2016 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dos 71.387 candidatos que fizeram a prova da primeira fase em 22 de novembro, 15.848 candidatos foram convocados para esta etapa, que segue até terça-feira, 19, das 13h às 17h.

Confira seu local de prova

As provas serão aplicadas nas cidades de Araçatuba, Avaré, Bauru, Brasília, Campinas, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Hoje, os candidatos serão submetidos às provas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Redação, composta por duas propostas de textos. Amanhã, acontecem as de História, Matemática e Geografia e, no último dia, serão aplicadas as de Química, Física e Biologia. Cada uma das provas, exceto de redação, será composta de seis questões dissertativas.

Orientações

Os participantes deverão se apresentar com, pelo menos, uma hora de antecedência portando original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Neste primeiro dia, eles também deverão levar uma foto 3x4 tirada em 2015, com nome e número de inscrição anotados no verso. 

Aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou objetos similares não serão permitidos. Régua transparente e compasso estão liberados, bem como o uso de relógio no chão, ao lado da carteira, para controlar o tempo.

PAAIS

Com a ampliação do bônus concedido pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), candidatos de escola pública que passaram para esta etapa contarão com a adição de 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, o acréscimo é de 30 pontos nesta fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

Na primeira etapa, foram adicionados 60 pontos às notas dos candidatos oriundos de escola pública e outros 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. A bonificação para a primeira fase foi aplicada para o fim de classificação visando à realização da segunda fase. 

Vestibular

Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança passam, ainda, por provas de Habilidades Específicas entre os dias 25 e 28 de janeiro. Para Música, elas aconteceram antecipadamente, entre os dias 24 e 28 de setembro.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 12 de fevereiro com matrículas para os dois dias seguintes. Serão preenchidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação. Mais informações no telefone (19) 3521-1808, no site da Comvest, no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando.

Por Wanja Borges